Cidadeverde.com

Governo vai nomear 10 delegados e fará mudanças na CICO e DPs

Imprimir
O governador do Piauí deve nomear na próxima segunda-feira 10 delegados aprovados em concurso público. Além disso, outros nomes lotados em Teresina serão transferidos para o interior do Estado. A medida visa garantir a presença de bachareis em Direito na função, como determina a Lei. Com as mudanças, a Comissão Investigadora do Crime Organizado - CICO - também sofrerá alterações em sua equipe. 

Cidadeverde.com
Higgo Martins deixará o 11º DP para assumir vaga na CICO

A medida da Secretaria de Segurança se antecipa a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado, que nesta semana determinou a suspensão das nomeações de aproximadamente 200 policiais militares que ocupam as funções irregularmente. No entanto, um pedido de vistas fará com que a decisão só seja proclamada em março.

O subsecretário de segurança, Francisco Magalhães Júnior, informou que foi autorizada a convocação de oito nomes e outros dois para vagas não preenchidas pelos aprovados de convocações anteriores. Todos serão lotados em delegacias regionais do interior do Estado. Ele antecipou ao Cidadeverde.com que Picos receberá um dos bachareis para a Delegacia da Mulher. Parnaíba, Oeiras, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Piripiri também serão contemplados.

Além disso, o secretário Robert Rios solicitou ao delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, a transferência de delegados com experiência da capital. Os nomes a serem escolhidos estariam com menor demanda de serviço em Teresina. A intenção é que pelo menos cinco sejam lotados em municípios de maior porte. 

Mais de 70 delegados aprovados em concurso aguardam nomeação. O governo deve esperar ter condições financeiras favoráveis para chamar quem ficar de fora da nova convocação. 

Mudanças na CICO
A comissão que cuida dos principais crimes ocorridos no Piauí também sofrerá mudanças. Entre as novidades está a chegada dos delegados Higgo Martins, que deixa o 11º Distrito Policial (Piçarreira, zona Leste) e Tiago Dias da Silca, da Central de Flagrantes de Teresina. 

Quem deixa a comissão é William Moraes, que ficará a disposição da Delegacia Geral. Danilo Melo será transferido para o setor de inteligência da secretaria. Já Riedel Batista solicitou três meses de licença. 

Fábio Lima e Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais