Cidadeverde.com

Ceir abre inscrições de treinamento para formar voluntários

Imprimir

Com o intuito de fomentar a atuação e a organização do voluntariado no Piauí, a Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação – Associação Reabilitar, que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), vai realizar entre os dias 28 e 30 de abril o II Curso de Formação para Voluntários.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na sede do próprio Ceir, sendo necessária apenas a doação de uma lata de cereal ou leite em pó integral. As doações serão destinadas à alimentação de crianças carentes atendidas no Centro.

A intenção da capacitação, além de colaborar com o crescimento do quadro de voluntários do Ceir, é também direcionar a grande quantidade de pessoas que se interessam em executar esse tipo de trabalho, e na maioria das vezes não sabem como proceder.

“Chegam até nosso setor muitas pessoas que após conhecer o Ceir e saber da existência do voluntariado, se interessam em participar. O curso vai preparar, capacitar e recrutar pessoas que tenham vontade de compor o quadro de voluntários da nossa instituição. Mas também servirá para capacitar pessoas que queriam entender e até mesmo atuar voluntariamente em outras entidades”, explica a coordenadora do voluntariado do Ceir, Nazaré Bezerra, que está à frente do evento.

O curso contará com palestras que abordam temas pertinentes ao trabalho voluntário, como: funcionando do setor no Ceir, qualidade no atendimento, noções sobre ética no trabalho, direitos e responsabilidades.

O voluntariado é um setor que está em crescimento no Brasil e no mundo. Quem atua na área afirma que a maior recompensa de trabalhar e não esperar nada em troca é a certeza de contribuir para o bem do próximo. Mas, engana-se quem acha que basta querer ser voluntário e pronto. Na verdade é necessário preencher alguns requisitos básicos como ser gentil, atencioso, bem-humorado, educado e comunicativo; possuir noções de trabalho em equipe; não esperar qualquer vínculo empregatício ou remuneração; e se dedicar 4 horas na semana em alguma atividade diferente daquela que a pessoa atua no dia-a-dia.

O curso é aberto à comunidade em geral. O Ceir fica localizado na Avenida Higino Cunha, 1515, Ilhotas, em frente à maternidade Dona Evangelina Rosa. Informações: (86) 3198-1500.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais