Cidadeverde.com

Caso Tortura: ONU é acionada para fazer vistoria no CEM

Imprimir

Nove internos do Centro Educacional Masculino (CEM) estão acusando dez funcionários, entre eles, o coordenador do Centro de tortura, agressão e maus tratos. O caso chegou à coordenação da Promotoria da Infância e da Juventude que irá solicitar uma vistoria e a ajuda da ONU (Organizações das Nações Unidas) na apuração do caso. 




Os depoimentos dos adolescentes foram colhidos entre outubro e dezembro de 2010, pela promotora Francisca Vieira de Freitas Lourenço, da 2ª Vara de Infância, que por sua vez acionou a coordenadora das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, Leida Diniz.



O coordenador do Núcleo de Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, Ruszel Lima Verde, afirmou que irá tomar providências sobre o caso. “Vamos apurar as denúncias e vamos pedir a inspeção para ver a real situação até mesmo da estrutura física do local e alojamentos. Os adolescentes relatam xingamento, tortura e barbarismo dentro da instituição na qual eles deveriam ser recuperados e não agredidos”, declarou.



O promotor garantiu que irá acionar o escritório das Nações Unidas de combate ao crime e as drogas da ONU em Brasília, para que o órgão também entre no caso. 



CEM sem Rebelião há 3 anos

O coordenador do CEM, Capitão Chagas Bisneto, disse fazer questão da visita do Ministério Público
e da ONU no local e questiona os maus tratos com números.




“Como é que isso acontece aqui, se em três anos não há uma rebelião ou tentativa de fuga? Formamos no final do ano, oito alunos no Ensino Médio e é a única unidade no país que tem refeitório. Pela primeira vez, neste final de semana, os pais acompanharam as mães de grande parte deles, na visita. Antes somente as mães faziam as visitas”, descreveu Chagas Bisneto.




O CEM está hoje com 60 internos, sua lotação máxima, mas funcionando normalmente.


Refeitório do CEM



“Fazemos questão desta visita, pois não temos o que esconder. Estamos trabalhando direito e com responsabilidade”, declarou o coordenador.



Carlos Lustosa e Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais