Cidadeverde.com

Câmara quer concurso público também para ensino médio

Imprimir

O presidente da Câmara Municipal, vereador Edvaldo Marques (PSB) fez uma consulta, junto à assessoria técnica orçamentária da Prefeitura de Teresina, para saber se pode fazer uma retificação na Lei do Orçamento e incluir o concurso também nível médio, já que para nível superior o orçamento está garantido.

Segundo o vereador, após o recadastramento dos servidores da Casa, foi constatado que a grande maioria entrou antes da Constituição de 1988 e já estão próximos de se aposentarem. “Como não podemos mais efetivar sem concurso público, a próxima legislatura já poderá ficar prejudicada pelo grande número de pedidos de aposentadorias. Por isso, queremos incluir neste orçamento concurso para nível médio nem que seja para cadastro de reserva. É um planejamento estratégico para os trabalhos da Casa”, argumenta o presidente.

As vagas seriam para técnico legislativo, auxiliar administrativo e técnico em contabilidade e em cadastro de reserva validava por dois anos, sendo prorrogado por mais dois. A solicitação foi feita e aguarda a resposta da Prefeitura.

“Toda vez que somos fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Estado, somos cobrados por não ter um funcionário concursado. Nosso objetivo é ir paulatinamente substituindo os cargos comissionados por funcionários de carreira, aprovados em concurso público”, destaca Edvaldo Marques. 
 
O parlamentar entende que só existe cargos comissionados na Câmara por não haver funcionários específicos de cada área. “Estamos fazendo uma reorganização no organograma e vamos incluir várias áreas que deverão ter profissionais capacitados nos próximos anos, como Assistência Social, Direito e Psicologia, por exemplo”, finalizou. 
 
Nível Superior
O orçamento deste ano já garante recursos para concurso para Procurador, Contador, Jornalista e Analista de Sistemas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais