Cidadeverde.com

Caminhada reúne 12 mil; Wilson e Elmano se unem contra o crack

Imprimir
Paulo Barros/CCom

Ao participar da Caminhada contra o Crack na manhã deste domingo (17), o governador Wilson Martins (PSB) declarou que a droga é o maior mal da atualidade e virou epidemia social. Ele relata ter ouvido pelo Piauí depoimentos chocantes de mães que perderam seus filhos por contra das drogas e mesmo assim se sentem aliviadas, por conta dos problemas que eles viciados vivenciavam.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

A mobilização de alerta para a sociedade foi inciada nos jardins do Palácio de Karnak, sede do Governo, com um ato ecumênico. A primeira-dama e secretária de Saúde, Lilian Martins, o prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), deputados do governo e oposição, secretários do Estado, entidades sociais, organizações e sindicatos participam da caminhada, que sai pela avenida Frei Serafim até a Assembleia Legislativa. 


Wilson Martins chamou seu vice, Moraes Souza Filho (PMDB), o prefeito de Teresina e as esposas dos gestores para afirmar que a caminhada é um evento da família piauiense. Ele recordou a história de um casal de amigos que tinha um filho viciado que traficava drogas. O jovem morreu em um acidente ao dirigir o carro a 160 quilômetros por hora. Ao telefonar para a mãe, o governador ouviu dela o relato de alívio, pois o filho estava fazendo mal à família e sociedade.

Antes da largada, Frei Ricardo, da paróquia de São Benedito, rezou um Pai Nosso com todos os presentes de mãos dadas. Todos vestidos de branco, boa parte com uma camiseta com a frase "Vida Sim, Crack Não - Eu também estou na luta contra o crack". O governo estima que 12 mil pessoas participam do evento.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Rubens Pereira, informou que 90% das ocorrências policiais no Piauí estão ligadas a drogas lícitas ou ilícitas, desde o próprio tráfico até a homicídios e assaltos. 



Robert Rios, secretário de Segurança, disse que hoje a droga está presente em mais de 200 dos 224 municípios do Piauí. Ele registrou relatos de jovens de 24 anos e até crianças com nove anos de idade entre consumidores do crack, que está destruíndo não só a sociedade piauiense como a brasileira.

Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes, a caminhada é um passo importante da sociedade para mostrar que ou se toma medidas agora ou a batalha será vencida. Ele apresentou um dado alarmante: de cada 10 famílias, seis apresentam problemas por conta das drogas.


Ampliada às 9h45min

Yala Sena (flash do Palácio de Karnak)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais