Cidadeverde.com

Bancada piauiense participa de reunião sobre Eletrobras com ministro

Imprimir

Autonomia e descentralização da gestão administrativa das seis empresas de energia elétrica federalizadas do Brasil foi a reivindicação apresentada por senadores e deputados em audiência com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, na noite desta terça-feira, 19, em Brasília. Ele garantiu as mudanças para os próximos 30 dias.

A audiência foi solicitada pelo senador Wellington Dias (PT), presidente da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste no Senado, e contou com a participação de senadores dos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Alagoas e Acre, e dos deputados federais piauienses Assis Carvalho (PT), Jesus Rodrigues (PT), Paes Landim (PTB), Júlio César Lima (DEM), Iracema Portella (PP) e da deputada estadual Rejane Dias (PT).


 
O ministro Edison Lobão afirmou que a Eletrobras recebeu as dificuldades existentes, destacando que mais duas empresas (do Amapá e Góiás) também apresentam sérios problemas. " O Governo Federal assumiu essas empresas porque os governos estaduais transformaram-na em 'frangalhos'. Todas estão em situação dramática. E continuam deifictárias, mesmo após a federalização", declarou.
 
Hoje as decisões tomadas pela Eletrobras nos Estados das empresas federalizadas saem do Rio de Janeiro. Com o anúncio do ministro Edison Lobão, a Eletrobras no Piauí e nos outros Estados terá mais autonomia para tomar decisões. "Todos os estados tem enfretando sérios problemas de apagões", frisou a senadora Vanessa Graziotim, que apresentou um jornal que relatava a realização de parto em maternidade sem energia elétrica em Manaus.
 
A deputada estadual Rejane Dias comemorou o resultado da reunião e relatou ao ministro Edison Lobão as reclamações feitas contra a Eletrobras em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. O deputado federal Assis Carvalho acredita que as mudanças poderão garantir mais celeridade na resolução de problemas no Estado.
 
Um dos exemplos é a liberação de licenciamento dos linhões de Parnaíba e do Sul do Estado, assim como a qualidade da carga elétrica fornecida à população. "Outra importante notícia dada pelo ministro é que a Presidente Dilma acatou uma sugestão minha de continuação de universalização da energia elétrica em todo o seu governo, visando evitar que estados como o Piauí e o Amazonas, por exemplo, que estão em atraso, fiquem prejudicados", declarou Wellington Dias.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais