Cidadeverde.com

Lionel Messi cala Bernabéu, faz 2 e aproxima Barcelona de final

Imprimir
O melhor jogador do mundo nos últimos dois anos brilhou no momento mais decisivo da temporada até o momento. Com dois gols de Lionel Messi marcados no segundo tempo, o Barcelona venceu o arquirrival Real Madrid por 2 a 0, em pleno Estádio Santiago Bernabéu, e obteve uma enorme vantagem que aproxima a agremiação da Catalunha da decisão da Liga dos Campeões da Europa.



O resultado positivo obriga o Real Madrid a bater o adversário por dois gols de diferença, desde que faça 3 a 1 ou mais, ou três tentos de diferença para evitar a classificação barcelonista para a decisão. Na final, o vencedor do duelo espanhol enfrentará quem passar de Manchester United e Schalke 04 - no primeiro duelo, os ingleses venceram por 2 a 0, na Alemanha.

O quinto, e último, capítulo dos duelos envolvendo as duas equipes nesta temporada de 2011 será disputado na próxima terça-feira, às 15h45 (de Brasília), no Estádio Camp Nou, em Barcelona. Depois da vitória em Madri, o clube catalão entra como extremo favorito para vencer a guerra contra o maior rival neste ano, apesar da derrota por 1 a 0 na final da Copa do Rei, há uma semana.

O jogo

A primeira decisão do confronto semifinal começou movimentada no Estádio Santiago Bernabéu. Da mesma forma como nas duas partidas anteriores, o Barcelona procurou manter a posse de bola e pressionar o arquirrival, que adotou uma postura mais ponderada para segurar as jogadas de Lionel Messi e Xavi. A dupla, desfalcada de Andrés Iniesta, enfrentou dificuldades para passar a zaga rival.

Vacinado contra o estilo diferente apresentado por José Mourinho nos últimos clássicos, o Barcelona conseguiu criar a primeira oportunidade de gol logo aos 10min. David Villa se livrou da marcação de Marcelo e arriscou com perigo à meta defendida por Iker Casillas.

Acuado no campo de defesa, o Real Madrid apostava principalmente nos contra-ataques puxados por Cristiano Ronaldo. Entretanto, no primeiro tempo desta semifinal, o Barcelona deu poucos espaços para o português e dificultou as chegadas ofensivas da equipe de José Mourinho.

Assim, aos poucos, o Barcelona conseguiu trabalhar melhor a posse de bola e assustou novamente o público presente no Santiago Bernabéu. Cercado por três marcadores, Messi conseguiu espaço e encontrou Xavi dentro da área. O meio-campista girou rapidamente e bateu para o gol, mas viu Casillas fazer uma segura defesa.

As duas chegadas mais incisivas do Barcelona acordou o Real Madrid dentro de campo. Com o passar do tempo, o time da capital espanhola cresceu no confronto e equilibrou o duelo. Entretanto, pouco ameaçou a meta de Valdés até o final do primeiro tempo.

O apito do árbitro no intervalo, no entanto, não acabou com o clima do jogo. Na saída para os vestiários, o meio-campista Keita e o lateral Albiol se estranharam e o goleiro reserva barcelonista Pinto tirou satisfação com o jogador do Real Madrid. Na confusão, o árbitro mostrou o cartão vermelho para o arqueiro do time catalão.

O início da segunda etapa mostrou um Real Madrid mais ousado e melhor do que o adversário. Dominante na marcação e aos poucos aumentando a intensidade ofensiva, a equipe comandada por José Mourinho se complicou no confronto aos 15min por causa da virilidade excessiva do luso-brasileiro Pepe, que deu uma entrada duríssima em Daniel Alves e recebeu o cartão vermelho.

Com um jogador a mais em campo, o Barcelona encontrou o espaço necessário para impor o seu estilo de jogo. Aos 22min, David Villa entrou cruzado pela área e chutou forte para uma ótima defesa de Iker Casillas. No rebote, Pedro tentou alcançar, mais recebeu um pisão involuntário de Marcelo e precisou deixar o jogo.

Na vaga do atacante espanhol, Josep Guardiola colocou em campo o holandês Ibrahim Affelay, que se mostrou decisivo logo em um dos primeiros toques na bola. Com 31min, o atacante passou por Marcelo e cruzou na medida para Messi completar para as redes.

O tento marcado acordou o argentino dentro de campo. Aos 41min, o melhor jogador do mundo nos últimos dois anos dominou a bola na intermediária, passou por três marcadores e tocou com categoria na saída de Casillas para decretar a vitória barcelonista, que aproxima o time catalão da decisão da Liga dos Campeões da Europa.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais