Cidadeverde.com

Sesapi confirma primeiro óbito no Estado por dengue hemorrágica

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, na manhã dessa sexta-feira (29), o primeiro óbito por Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) no Piauí. A paciente é natural de Ilha Grande de Santa Isabel e faleceu no mês de março, no hospital regional de Parnaíba. A averiguação durou em torno de 40 dias, conforme orientação do Protocolo de Investigação de Óbito do Ministério da Saúde.


Segundo Cristiane Moura Fé, coordenadora do Grupo Executivo de Controle da Dengue no Piauí, durante o processo foram realizados todos os exames laboratoriais específicos e dada atenção especial ao quadro clínico da paciente. “Também foi estudada a situação vetorial do provável local de contaminação e o resultado conclusivo foi discutido com o Ministério da Saúde”, pontua.

A técnica informa que a paciente C.R. A. V. tinha cinco anos de idade e provavelmente foi contaminada na cidade maranhense de Coroatá, onde passou uma semana visitando familiares. “Quando foi internada, a família relatou que ela apresentava febre e dores nas articulações desde que retornou da viagem”, lembra.

Moura Fé disse que a garota já foi internada em uma situação bastante delicada, apresentando manchas avermelhadas pelo corpo, sangramento nas gengivas e pelas fezes. “Não houve muito a fazer. O quadro já estava bastante avançado”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais