Cidadeverde.com

Deola é punido por ironia a FPF; Felipão pega 6 de gancho

Imprimir
O Palmeiras sofreu punições no julgamento realizado nesta quinta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista de Futebol (FPF). Deola, que postou uma mensagem em seu Twitter pessoal contra a arbitragem de Paulo César de Oliveira, após a eliminação contra o Corinthians, na semifinal do Paulista, foi suspenso por duas partidas. Excluído do jogo, o técnico Luiz Felipe Scolari recebeu punição de seis partidas e multa de R$ 40 mil. Já Danilo, que recebeu cartão vermelho por jogada perigosa contra Liedson, pegou três jogos de gancho.



O caso mais curioso é o do goleiro Deola, que atualmente é reserva de Marcos. Após a partida, o camisa 22 colocou a seguinte mensagem no Twitter: "Parabéns para a FPF pela honestidade e a imparcialidade demonstrada e representada, hoje, pela figura do senhor Paulo César de Oliveira".

Em sua defesa, o arqueiro enviou um vídeo com a seguinte mensagem. "Por motivo de treinamento não pude comparecer (ao julgamento). Sobre o Twitter, quem administra é minha esposa, assessora e jornalista. Ela coloca a maioria dos posts. Ela quem colocou isso. Fiquei chateado com o jogo, mas não concordei com o que escreveu. Não podemos escrever coisas que acontecem no jogo, expor. Não tenho nada contra a Federação, até agradeço pela nomeação de goleiro menos vazado e fui premiado pela FPF", explicou.

Advogado do Palmeiras, André Sica tentou defender o goleiro, lembrando que não há jurisprudência no caso. "Esse caso é inédito e desnecessário. Primeiro a linguagem do Twitter. Vejam as vírgulas, a esposa dele é jornalista, foi postado pós-partida, dois minutos. De fato, o Twitter foi tirado do ar logo que ele viu. Ele é absolutamente disciplinado. Nunca veio aqui e arrisco dizer que nunca estará aqui. Ele sabe que é responsabilidade dele, tem gente que viu. Eu tomo a liberdade de pedir uma advertência, pois se retratou, tirou do ar", afirmou.

O relator, porém, optou pelos dois jogos de suspensão, e foi acompanhado pelos demais colegas. A pena é por violar o artigo 258 (Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do Código, como "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões")

Scolari foi excluído do jogo ainda no primeiro tempo com a alegação de que fez um gesto referente a roubo. Depois, disparou críticas fortes nas entrevistas e insinuou que o árbitro Paulo César de Oliveira prejudicou o Palmeiras de forma premeditada. O treinador foi citado no artigos 243-F (Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) e 258 (Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador.). Sica tentou minimizar o fato lembrando que Felipão era "réu primário" e que "incentiva sempre a Federação e os árbitros". A punição, porém, foi de seis partidas e mais multa de R$ 40 mil.

O caso do treinador era o que mais preocupava o departamento jurídico do clube. Ainda assim, o advogado André Sica, fez um saldo positivo do resultado. "Na verdade, o Felipão respondia por quatro artigos e poderia pegar mais de 20 jogos de suspensão. O resultado condiz com o que ocorreu na partida", comentou.

A partir de agora, o clube aguarda os três dias do prazo de recurso para iniciar a tentativa de converter a pena de Felipão em ações sociais. Há dois anos, o Palmeiras obteve sucesso nesta estratégia em um caso parecido, quando o meia Diego Souza aplicou uma rasteira no zagueiro Domingos, durante semifinal do Estadual de 2009 entre Palmeiras e Santos, no Palestra Itália. "O mais importante é que o Felipão vai continuar trabalhando normalmente no Campeonato Brasileiro", exaltou Sica.

Citado nos artigos 254 (Praticar jogada violenta) e 258, o zagueiro Danilo pegou um jogo no primeiro artigo e dois no segundo. Todas as punições são para o Paulisa de 2012. Negociado com a Udinese, o camisa 23 segue em julho para a Europa, e deverá reverter a pena em multa.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais