Cidadeverde.com

Campanha contra polio começa e FMS pretende imunizar 62 mil crianças

Imprimir

A 1ª etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite está sendo intensificada em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde espera imunizar 62.750 de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O dia D da campanha será no próximo sábado, dia 18. Nesta manhã, no Hospital da Primavera, alguns pais já compareceram para fazer a imunização dos bebês.


Entre eles o técnico em eletrônica Diego Andrade Damasceno, que junto com a esposa levaram as gêmeas Isadora e Isabele, de 5 meses. Elas tomaram pela primeira vez a gotinha.

Diego afirma que é importante a vacinação para que não suas filhas não tenham paralisia. O perigo é que ele já possui casos na família. "Meu pai tem uma perna e um braço finos, provocados pela falta de vacina. Eu não quero que isso aconteça com minhas filhas. Por isso, todos os meses estamos aqui fazendo todas as vacinas necessárias", declarou.

O vírus da polio continua a circular pelo planeta. Atualmente, 26 países registram casos da doença. 


Amariles Borba, coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, alerta para a importância da vacinação por conta da incidência epidêmica da doença em 26 países e de forma endêmica em 4 (Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão).


"O vírus selvagem continua circulando e há o risco tanto para crianças como para adultos. Em quatro países ocorre o ano todo e o Brasil tem relação econômica e política com eles. Esse vírus pode chegar ao nosso país e é importante que nossas crianças estejam imunizadas porque as consequências só são duas: ou mata ou deixa aleijado", enfatiza Amariles Borba.


Ainda segundo a coordenadora, desde 1994 o Brasil possui certificado da Organização Mundial da Saúde de erradicação da paralisia infantil. Mas a vigilância tem que ser constante.


Em Teresina são 80 salas de vacinas distribuídas nos hospitais e postos de saúde disponíveis para atender as crianças. Essa primeira etapa acontece durante todo o mês de junho e a segunda será em agosto.


Flash de Caroline Oliveira
Redação de Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais