Cidadeverde.com

Idepi licita construção da Nova Algodões em Cocal ainda este mês

Imprimir

O presidente do Idepi, Eliseu Aguiar [foto], anunciou, durante audiência pública realizada hoje (15) na Assembleia Legislativa, que o órgão lançará dia 30/06 o edital para contratação da obra da barragem Nova Algodões. Esta barragem será construída com paredes de concreto a 700 metros da atual Algodões I, no leito do rio Pirangi, município de Cocal da Estação. A obra está orçada em R$ 80 milhões e terá capacidade de 50 milhões de metros cúbicos de água.


Matéria relacionada
Deputados discutem a falta de segurança em barragens do PI



No mesmo pronunciamento feito aos deputados Eliseu anunciou também a construção da barragem de Castelo do Piauí, cuja licitação deve sair em 30/07 e deverá ter o segundo maior lago do Estado, perdendo apenas para a barragem de Boa Esperança.




"Ainda precisamos de alguns ajustes, mas o projeto inicial está em R$ 400 milhões. Ela terá 1,080 bilhão de metros cúbicos de água e servirá tanto para geração de energia quanto para contenção de água, ajudando a amenizar o problema das enchentes em Teresina. Também estamos estudando a capacidade de irrigação e de colocação de adutoras nestas barragens", declarou Eliseu Aguuiar.


A audiência foi solicitada pelo deputado Firmino Filho (PSDB) que considera que é uma forma de cobrar dos órgãos a realização do que foi acordado na reunião com o Ministério Público.


"Nós temos que aprender com o passado e a população não quer que o erro cometido em Algodões seja esquecido. Temos problemas emergenciais que devem ser resolvidos. Estamos cobrando da Semar, Dnocs e Idepi uma solução para estes problemas", destacou o deputado.


Na próxima segunda-feira, equipes dos três órgãos irão começar visitas nas sete barragens em estado mais preocupante e irão produzir um relatório, que será entregue ao Ministério da Integração Nacional.


Serão pelo menos três viagens para percorrer todas as barragens citadas no relatório do Crea, apontadas com problemas.


Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais