Cidadeverde.com

Mais de 100 pessoas morreram nas BRs do Piauí em 6 meses

Imprimir
Um balanço da Polícia Rodoviária Federal apontou as principais causas dos acidentes fatais ocorridos nos primeiros seis meses de 2011. O documento revelou que 75% das colisões que levam à morte acontecem nas retas e que as BRs 316 e 343 concentram quase 80% das mortes registradas neste ano.
 
Segundo o balanço, foram registrados 1.233 acidentes, que deixaram 721 pessoas feridas e 103 mortas, sendo a maioria delas na área da Delegacia de Teresina. Picos registrou 35 mortes e Floriano 14. No ranking das vias mais perigosas, a BR 316 somou 48 mortes, seguido da BR 343, com 32, e da BR 020, com 10.
 
A colisão frontal, que geralmente ocorre nas ultrapassagens indevidas, somou 53 acidentes que resultaram em 33 mortes. A PRF ressalta que nesse tipo de batida, o motorista raramente se salva, pois o impacto é a soma das velocidades dos dois veículos. O atropelamento de pessoas e a colisão lateral também são apontados como acidentes que comumente deixam vítimas fatais: 13 e 12 mortes registradas respectivamente.
 
As curvas, que pelo senso comum oferecem mais riscos, registraram 24 mortes, enquanto as retas, que são os trechos onde os condutores desenvolvem maior velocidade, somaram 77 mortes.
 
Entre as causas mais frequentes está em primeiro lugar a falta de atenção dos motoristas, com 31 mortes catalogadas, geralmente relacionadas à conversas paralelas ou pelo celular, ao manuseio do equipamento de som do veículo e ao uso de cigarros. A velocidade incompatível, o sono ao volante e a ingestão de bebidas alcoólicas são também considerados fatores de risco elevado.
 
Em relação ao veículo, a PRF informou que das 103 mortes, 40% eram ocupantes de motocicletas, seguido de automóveis, que somaram 25 mortes e caminhonetes, com 8.
 
Jordana Cury ([email protected])
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais