Cidadeverde.com

Argentina evita vexame e se salva de derrota para a Bolívia

Imprimir
Um brasileiro nascido em Cuiabá e naturalizado boliviano quase transformou a noite inaugural da Copa América em pesadelo para os argentinos. O pouco conhecido Edivaldo Rojas, em um gol de calcanhar, abriu o placar, mas Aguero acertou um voleio quando o desespero já era latente egarantiu o empate por 1 a 1 entre Bolívia e Argentina na noite desta sexta-feira no Estádio Ciudad La Plata.




 A noite fria em La Plata tinha todas as nuances para uma festa argentina. Estádio lotado, a volta da Copa América ao país após 24 anos e a presença do melhor do mundo em campo (Messi) contra uma seleção com resultados ínfimos no continente. A lógica, porém, passou longe do local, que acompanhou um primeiro tempo sem inspiração dos argentinos, um gol adversário logo no 2º minuto da etapa final e o alívio por um resultado que poderia ser ainda pior a 15 minutos do final.


Pouca gente no estádio sabia que, ironicamente, o responsável pelo gol que deixou o estádio incrédulo por alguns minutos tinha nascido no País que mais tem provocado pesadelos nos argentinos. Os brasileiros foram algozes nas últimas duas finais de Copa América e coube a um jogador com passagens pelo Atlético-PR e Figueirense deixar o país com um placar amargo logo na estreia de um torneio em que tenta colocar fim a um jejum de 18 anos.


Pelo lado boliviano, alegria por um resultado inesperado sob os olhares do presidente do país, Evo Morales, presente nas tribunas do Estádio Ciudade de La Plata. Os bolivianos, com grande colônia no país, também fizeram festa nas arquibancadas que esperam repetir contra a Costa Rica no dia 7 de julho. No mesmo dia, a Argentina enfrenta a Colômbia em busca da recuperação.


Com o hino cantado a todo pulmão por jogadores e os 40 mil torcedores presentes no Estádio Ciudad La Plata, a expectativa era por uma Argentina elétrica em campo, o que não aconteceu no primeiro tempo. Se por um lado a equipe anfitriã teve mais posse de bola, por outro lado a Bolívia em momento algum se sentiu encurralada. Controlou a pressão e até arriscou ataques.


A zaga argentina apresentava insegurança, o meio-de-campo estava travado com as presenças dos volantes Banega, Mascherano e Cambiasso e as chegadas da Argentina dependiam quase que exclusivamente de lampejos Messi, Tevez e Lavezzi. Ativo, o camisa 10 melhor do mundo tentou duas arrancadas e em uma delas deixou Lavezzi na cara do gol. O assistente marcou impedimento.


Messi mais uma vez iniciou jogada perigosa aos 30min, quando abriu para Banega, recebeu e volta na área, mas chutou fraco. No rebote, Cambiasso quase fez, mas foi abafado e a bola saiu para escanteio. E a Argentina foi para o intervalo já com a impaciência da torcida.


O segundo tempo começou com os argentinos modificados. Cambiasso deu lugar a Di Maria e os donos da casa nem tiveram tempo de ver se alteração surtiria resultado. Após cobrança de escanteio, Rojas tocou de letra, Banega errou no corte e Romero não segurou. 1 a 0 para a Bolívia e perplexidade em La Plata.


Marcelo Moreno, outro atacante da seleção boliviana identificado com o futebol brasileiro (atuou por Vitória e Cruzeiro), poderia ter decretado um 2 a 0 quando ficou cara a cara com Sergio Romero. O jogador, porém,não conseguiu driblar o goleiro para ampliar e encaminhar os visitantes à vitória.


Agüero, genro de Diego Armando Maradona, saiu do banco de reservas na vaga de Ezequiel Lavezzi para impedir que a Argentina lamentasse uma zebra ainda maior na primeira rodada da Copa América. O atacante do Atlético de Madri, da Espanha, empatou aos 30min do segundo tempo.


Pelo lado boliviano, alegria por um resultado inesperado sob os olhares do presidente do país, Evo Morales, presente nas tribunas do Estádio Ciudad de La Plata. Os bolivianos, com grande colônia no país, também fizeram festa nas arquibancadas que esperam repetir contra a Costa Rica no dia 7 de julho. No mesmo dia, a Argentina enfrenta a Colômbia em busca da recuperação.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais