Cidadeverde.com

Ministro autoriza contratação de 4.500 trabalhadores no Piauí

Imprimir

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, autorizou a contratação de mais 4.500 trabalhadores no Piauí para a obra da Transnordestina. As admissões ocorrerão a partir do dia 15 de setembro em 17 municípios do Estado.

Fotos: Francisco Gilásio


Os interessados devem se deslocar para os escritórios que serão montados nas cidades de Elizeu Martins, Pavussú, Rio Grande do PI, Itaueira, Flores do PI, Pajeú do PI, Ribeiro do PI, São José do Peixe, São Miguel do Fidaldo, Paes Landim, Simplício Mendes, Bela Vista, Paulistana, Betânia, Campo Alegre do Fidalgo, Curral Novo e Simões.



A declaração foi dada pelo gestor durante visita a Teresina, nesta segunda-feira (11), após reunião a portas fechadas com a equipe de governo de Wilson Martins. Participaram do evento o governador e seu vice, o secretário de Transportes, Dnit, Der, coordenador do PAC, a nova procuradora geral de Justiça, Zélia Saraiva e presidente do TJ/PI, Edvaldo Moura.



No Estado, já foram contratados foram 1.500 pessoas para trabalhar na construção de 398 quilômetros de ferrovia. A Transnordestina é vista como a maior obra do país. Ela vai beneficiar os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.



A ferrovia terá, em sua totalidade, 1.728 quilômetros de extensão e vai ligar o município de Elizeu Martins (PI) aos portos de Suape, no Pernambuco, e Pecem no Ceará.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com


O Ministério da Integração Nacional é responsável pelo financiamento de quase 70% da obra, avaliada em R$ 5,5 bilhões.

Desapropriações
Sobre o assunto, o secretário Estadual de Transportes, Avelino Neiva, anunciou ainda a criação de um mutirão judicial para acelerar os laudos de emissão de posse de terra. “Foi feito o projeto técnico, mas esqueceram a parte social, que envolve pessoas humildes. Por isso essa comissão vai trabalhar para expedir alvarás para indenização das famílias”, disse.



No total, são mais de 32 territórios que precisam ser legalizados no Estado e 725 propriedades que englobam 535 família. A expectativa é que sejam pagos em torno de R$ 5 milhões em indenizações.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com


Flash de Yala Sena (direto do Palácio de Karnak)
Redação de Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais