Cidadeverde.com

Zélia Saraiva é empossada nova Procuradora-Geral de Justiça

Imprimir
A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, foi empossada na noite de ontem (15), em solenidade realizada no auditório da Justiça Federal. Alípio de Santana Ribeiro despediu-se da chefia do Ministério Público do Estado do Piauí apresentando relatório de sua gestão. 

O mandato tem duração de dois anos. Zélia Saraiva Lima é a segunda mulher a ocupar o cargo máximo do Ministério Público do Estado do Piauí, e a primeira eleita pela categoria. Os 86 votos recebidos no dia 1º de julho fizeram dela a primeira colocada da lista tríplice encaminhada ao Poder Executivo. No dia 04, o Governador do Estado anunciou oficialmente sua nomeação, respeitando a escolha dos Procuradores e Promotores de Justiça do Piauí, que compareceram maciçamente à solenidade. 


Participaram do evento o governador do Estado, Wilson Martins; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Fernando Grella Vieira; o desembargador Edvaldo Moura, presidente do Tribunal de Justiça; o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho; o presidente da seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil, Sigifroi Moreno; o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Flávio Teixeira de Abreu Júnior; o prefeito de Teresina, Elmano Férrer; e o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Edvaldo Marques, além de membros e servidores do Ministério Público. 

O Procurador de Justiça Achiles de Jesus Siquara Filho (MP/BA), membro do Conselho Nacional do Ministério Público, tomou parte da mesa de honra. Também estiveram presentes a Procuradora-Geral de Justiça do Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, e representantes de organizações parceiras do MP/PI, a exemplo da Polícia Militar, do Tribunal Regional do Trabalho e do Ministério Público Federal - esta última através do Procurador Regional Eleitoral, Marco Aurélio Adão. 

Todos os oradores mostraram-se confiantes no trabalho da nova Procuradora-Geral, que durante seus vinte e sete anos de carreira provou uma grande dedicação ao Ministério Público. Coube à Procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes, ouvidora da instituição, dar-lhe as boas-vindas. Em seu discurso, a ouvidora apresentou ao público os marcos da atuação da empossanda, destacando que ela foi reconhecida por seu incontestável empenho em todos os cargos que exerceu: entre eles, o de assessora especial do Procurador-Geral de Justiça, o de assessora da Corregedoria-Geral do Ministério Público e o de Chefe de Gabinete do PGJ. 

O Procurador de Justiça Alípio de Santana Ribeiro assegurou à Procuradora-Geral que lhe seria entregue uma instituição saneada, pronta para continuar se desenvolvendo, conforme as diretrizes traçadas pelo planejamento estratégico e sempre ao encontro das demandas sociais. A nova chefe do Ministério Público declarou que não poupará esforços para promover o cumprimento da missão institucional. "A nossa missão foi definida democraticamente pelos membros e servidores, e será o norte da minha administração: garantir a cidadania plena e o desenvolvimento sustentável, através da defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis. Para isso, será necessária a estruturação das Promotorias de Justiça, de investimentos em tecnologia da informação e em recursos humanos. Trabalharei para que esses objetivos se concretizem, sempre com seriedade e afinco", disse. A Procuradora-Geral de Justiça ainda agradeceu a todos pelo apoio prestado e pela confiança depositada. 


Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais