Cidadeverde.com

Petrobras inicia compra de estoque da safra de mamona no Piauí

Imprimir
Uma oficina promovida pela Petrobras Biocombustível, em parceria com órgãos do Governo do Estado, deve ser realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de julho, em São Raimundo Nonato, para discussão das estratégias de logística e comercialização da safra de mamona em 2011.


O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), são parceiros da iniciativa. A expectativa é que sejam comercializadas 400 toneladas de mamona, produzidas por agricultores piauienses da região Serra da Capivara, que serão utilizadas para a produção de biodiesel feita pela multinacional brasileira.

Atualmente, quase 700 pequenos e médios produtores piauienses estão cadastrados no Programa de Biodiesel e o estoque da oleaginosa piauiense é comercializado após o fechamento de cada produção anual. No encontro realizado nesta quinta-feira, cerca de 450 agricultores do entorno de São Raimundo Nonato devem definir as estratégias de venda deste montante.

Representantes do segmento no município de Picos devem participar do encontro. A safra de semente iniciou em novembro de 2010 e teve seu fechamento de produção e colheita no fim do mês de julho. A partir de agosto, inicia a comercialização da produção para, em seguida, começar a plantação da safra 2011/2012.

Durante o encontro em São Raimundo Nonato, quatro máquinas para debulhamento da mamona devem ser entregues o que, segundo o articulador da rede temática de biodiesel do Emater, André Rocha, “esta será uma oportunidade para agregar valor ao produtor de mamona, beneficiando a produção piauiense de sobremaneira nos próximos anos”, destaca.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais