Cidadeverde.com

Desafio Cidade Verde termina com lição de trabalho e solidariedade

Imprimir
Sentimentos e valores que unem os teresinenses ficaram notórios durante o Desafio Cidade Verde, promovido durante o programa especial  "Teresina, amor que nos une", alusivo aos 159 anos da capital do Piauí. A gincana foi transmitida ao vivo pela TV Cidade Verde nesta terça-feira (16) e contou com cerca de 200 jovens da organização Junior Achievemente, que capacita estudantes para o mercado de trabalho com lições de economia e empreendedorismo. Além de vocação para o trabalho, os participantes mostraram que a solidariedade faz parte da cidade. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
A festa da equipe amarela com a vitória na gincana. Lições de empreendedorismo, solidariedade e amor por Teresina

Os jovens foram divididos em quatro equipes, que nos últimos dias se desdobraram para cumprir as tarefas propostas. Todos responderam perguntas sobre Teresina, fizeram atividades relacionadas ao empreendedorismo, como a confecção de produtos ecologicamente corretos, e ações voltadas diretamente com a cidade, aprofundando o contato dos participantes com a cidade onde eles vivem. Uma atividade surpresa ainda acirrou a disputa. Encontrar um homem com o nome de Antônio Saraiva, tal qual o conselheiro que fundou a cidade, e uma mulher Teresa Cristina, homônima da imperatriz que inspirou o nome da capital, mobilizou parentes e amigos. 


A última prova envolveu ações sociais que promoveram a reforma de parte da Associação dos Cegos, uma creche e uma praça, além do plantio de mudas de árvores no encontro dos rios Parnaíba e Poti, zona Norte da capital. Com 210 pontos, a equipe "Rios que te abraçam" liderava a disputa apertada contra a "Velho Monge" (de azul), que tinha 205 pontos, e Esquadrão Verde e Tertúlia (de vermelho), que obtiveram 190 pontos. A avaliação do júri na última prova ratificou o resultado que já havia se configurado durante as quatro horas de programa. Por três votos a dois na última prova, que valia 100 pontos, o time amarelo sagrou-se campeão contra o azul. 

Carlos Eduardo, capitão da equipe

"O que mais vale é a união entre os participantes, o espírito coletivo e a experiência com diversos trabalhos. Foi muito emocionante", conta Carlos Eduardo Meireles, capitão da equipe "Rios que de abraçam". Agora, os vencedores vão dividir entre si os prêmios: um notebook da Supriforms; duas inscrições para o Findinexa Brasil, evento nacional que estimula o empreendedorismo entre jovens e será realizado neste ano em Luís Correia, em outubro; 10 passaportes para o Piauí Fest Music; e 10 assinaturas da Revista Cidade Verde. 

Presidente da Associação dos Jovens Empresários e integrante do júri, Paulo André Moreira ficou feliz com o resultado do desafio proposto aos estudantes. Ele parabenizou a direção da TV Cidade Verde pela iniciativa que, segundo ele, sensibiliza o teresinense a estar mais próximo da sua cidade. "É importante para passar que o aniversário de Teresina não é só mais um feriado. A cidade é a nossa casa".

Jesus Tajra Filho, diretor-presidente da TV Cidade Verde, afirma que a empresa cumpriu mais uma vez o seu papel no aniversário da capital. "Desta vez, de forma bastante alegre, envolvendo os jovens. Eles que vão ser o futuro de Teresina".

Teresina, amor que nos une - cobertura completa
Equipes escolheram símbolos da cidade e realizaram tarefas sociais 
Convidados falam sobre o que nos une em Teresina no seu aniversário 
Desafio Cidade Verde termina com lição de trabalho e solidariedade 
Internautas interagem com a TV Cidade Verde e ganham prêmios 
Artistas mostram as "músicas que nos unem" em programa especial 
Arte, História, Internet: convidados dizem o que nos une em Teresina 
Prefeito quer trazer da Bahia restos mortais do conselheiro Saraiva 
Desafio estimula empreendedores e reforça amor por Teresina 
Especial homenageia Amadeu Campos no programa 159 anos de Teresina 
Lilly Araújo comanda lan house no programa da TV;Participe no Twitter 
Banda Sinfônica 16 de Agosto abre o programa Teresina, amor que nos une 
Banda Sinfônica 16 de Agosto faz homenagem à Teresina e Amadeu Campos 
Programa "Teresina, amor que nos une" terá desafio entre equipes 
Internautas participam do especial Teresina, amor que nos une 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais