Cidadeverde.com

Merlong Solano e João Madison debatem divisão do Piauí

Imprimir

O deputado e secretário das Cidades, Merlong Solano, e o deputado e secretário da Ouvidoria do Estado, João Madison, debateram hoje (18), no Jornal do Piauí, sobre o projeto de divisão do Piauí para criação do Estado do Gurguéia. O lado contrário, que criou o manifesto Piauí Unido, faz uma mesa redonda nesta tarde para discutir o assunto.


Merlong Solano afirma que tem uma linha de pensamento baseada em dois argumentos. O primeiro é a manutenção da identidade cultural do Estado. O segundo refere-se ao aspecto econômico, já que a divisão causaria a inevitável repartição dos fundos de participação Estadual e Municipais.


Thiago Amaral/Cidadeverde.com


"Para tomarmos exemplo, foram 222 mil toneladas de grãos colhidos em 2002 e este ano a estimativa é colher 2,5 milhões toneladas. O Piauí tomou decisões erradas no passado, comprometendo gastos, reduzindo o investimento e ficou inteiramente dependente de investimentos federais. Não precisa dividir para desenvolver", argumenta Merlong.


Já João Madison toma como exemplo o Tocantins e os municípios que foram criados no Piauí. Segundo ele, houve um desenvolvimento maior nesses locais, já que a destinação de verbas permitiu a criação de infraestrutura.





"A região sul sempre ficou esquecida agora pode se desenvolver. O que impedia os investimentos do município tronco de chegarem às áreas que se desemembraram? Temos que considerar a felicidade do cidadão. O gestor escolhe locais para desenvolver e muitas vezes não é aquela localidade que quer se desmembrar. O dinheiro não chega à região sul. Os empresários investem mas não têm atenção, e não é porque o poder público queira, é porque os recursos são poucos. Temos problemas em todas as áreas. Eu sou de Corrente e conheço os problemas", comentou.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais