Cidadeverde.com

Segunda etapa de vacinação contra a pólio encerra nesta quarta

Imprimir

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite encerra nesta quarta-feira, 31, e a meta da Prefeitura de Teresina, desde o início da mobilização em 1º de agosto, é imunizar um total de 62.750 crianças menores de cinco anos. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), já foi atingido o percentual de 87,65% da cobertura vacinal, porém, ainda faltam ser vacinadas 7.752 crianças.


Mesmo que já tenham sido vacinadas em anos anteriores e na primeira fase da campanha contra a pólio, mas se ainda são menores de cinco anos, as crianças devem tomar as gotinhas da vacina, que imuniza contra uma doença, ainda considerada de grande ameaça para a população mundial.


Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Entretanto, o Ministério da Saúde alerta da importância de continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países.


Amariles Borba, coordenadora de ações assistenciais da FMS, destaca a importância de se vacinar as crianças e alerta que ainda existe o risco de contaminação da doença, pois há casos registrados em 26 países do mundo. “Desde 2000 o Brasil está livre da circulação do vírus do sarampo, mas é essencial que a meta de imunizar 95% das crianças seja alcançada, pois ainda existe risco de contaminação por vírus oriundos de outros países e já ocorreram mais de 800 casos em países dos cinco continentes” afirma Amariles Borba.


A coordenadora também ressalta que atingir a meta de cobertura vacinal é a garantia de crianças saudáveis e, mais do que isso, representa um desenvolvimento para o município. “A primeira providência que empresários interessados em instalar empreendimentos em Teresina tomam é a garantia de que o município atinge a cobertura vacinal indicada pelo Ministério da Saúde”, comenta a coordenadora.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais