Cidadeverde.com
Entretenimento

3ª edição do Salipa "semeia palavras" ao público parnaibano

Imprimir

No segundo dia de evento, a terceira edição do Salão de Livros de  Parnaíba – Salipa ofereceu a população uma programação diversificada,  através da exposição, venda e lançamento de livros, oficinas, palestras, bate papo literário e shows musicais no auditório do Porto das Barcas. A Feira de Livros é uma realização da Prefeitura de Parnaíba, através da Fundação Quixote(Entidade Realizadora do Salão do Livro do Piauí - Salipa).

 


Este ano, o Salipa homenageia o escritor parnaibano Renato Castelo Branco. E durante o evento, as filhas do escritor, René e Renata Castelo Branco, estiveram presentes para conferir a homenagem. E também esteve na Feira, o poeta e secretário municipal de Educação, Alcenor Candeira Filho, expondo a palestra: “Vida e Obra de Renato Castelo Branco”.
 

Segundo Alcenor, o Salipa é uma Feira que homenageia grandes escritores do Piauí. “O Salipa homenageia a cada ano, grandes escritores do Estado, como Renato. Um grande talento  e exemplo para todos nós”, declara o poeta.
 

Pela manhã, o público também assistiu à palestra “Política e Arte nos Anos de Chumbo”, com o escritor e vice-reitor da UFPI/Teresina, Edwar Castelo Branco.  “O Salipa é uma semeadora de palavras. E as pessoas que entram neste Salão, sairão maiores e melhores, porque irão aumentar o seu capital linguístico”, ressalta o escritor.
 

Durante o evento, as crianças das escolas municipais conferiram as oficinas de dança e desenho, promovido pelo SESC (Serviço Social do Comércio). Além disso, a Feira forneceu bate papos literários, com os seguintes escritores: Maria Dilma Brito, expondo o Livro “Lero-Lero” e com Breno Ponte de Brito, comentando o Livro “Broadside”.
 

De acordo com a expositora, Gislânia Maestro, da Livraria Nova Aliança (colaboradora da Feira desde a primeira edição), o Salipa incentiva as crianças ao hábito de leitura. “A Feira incentiva à cidade e principalmente as crianças, a terem o hábito de ler os autores piauienses”, disse Gislânia.
 

A partir das 14h, o público assistiu mais três palestras com: Kernard Kruel, jornalista e escritor parnaibano; Maia Veloso, jornalista, e o professor e editor, Cineas Santos. Além dos bate papos literários com Wellington Soares e Adenora Cavalcante. E no final da programação, o público prestigiará a apresentação musical da banda Theregroove – Soul Band de Teresina.
 

Imprimir