Cidadeverde.com

67% dos adolescentes ingerem álcool em Teresina, diz pesquisa

Imprimir
O Grupo de Apoio a Vida, junto com outras entidades, realizou um levantamento sobre a influência do álcool entre os adolescentes de 11 a 18 anos em 37 bairros de Teresina. A pesquisa constatou que 67% do adolescentes entre 12 e 15 anos usam alguma bebida alcoólica.

De acordo com Miranda Neto, coordenador do GAV, o dado é preocupante porque a bebida alcoólica é a porta de entrada para outras drogas ilíticas. "Nós estamos muito focados no crack. Mas, com essa pesquisa, nós constatamos que a porta de entrada é o álcool. Os pais sabem que os filhos bebem e não impedem. O poder público também não age para combater", explica.

Miranda Neto, coordenador do GAV

A pesquisa foi realizada em 37 bairros da capital, com 574 famílias. Destas, 386 famílias afirmam que os filhos bebem e 188 não têm conhecido do uso de bebida, mas sabe que os adolescentes frequentam festas noturnas.

"O que mais nos chocou foi que essas famílias tem renda de mais de um salário mínimo (65%) e os filhos frequentam bares localizados na região do Grande Dirceu. Eles procuram a região por conta do grande número de bares ", declara.

Miranda Neto critica a falta de prevenção por parte do poder público. "A Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas ainda não disse a que veio. Não estamos vendo atitudes de prevenção que deveria ocorrer. O GAV é só um pingo no meio do oceano. Precisamos de ajuda para evitar que esses adolescentes se entreguem a drogas mais pesadas", afirma.



Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais