Cidadeverde.com

Em nota, Sindicato defende delegados no Caso Fernanda

Imprimir
O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí - Sindepol - divulgou nota nesta quarta-feira (21) defendendo a atuação da categoria no caso Fernanda Lages. A entidade decidiu tomar posição após o deputado estadual Robert Rios (PCdoB) defender o ingresso nas investigações de um delegado da Polícia Federal de fora do Piauí. A jovem de 19 anos foi encontrada morta nas obras de construção do Ministério Público Federal no final de agosto.

Em entrevista no Jornal do Piauí, Robert Rios declarou que se as especulações são de que a demora na elucidação do caso seriam pela presença de alguém importante entre os envolvidos. Por conta disso, o ex-secretário de Segurança sugeriu que um delegado de fora do Piauí, da Polícia Federal, seja solicitado para ajudar no inquérito. 

Na nota, o Sindepol reforçou que os procedimentos dos delegados no inquérito seguem os dispositivos legais. Também frisa que os delegados foram aprovados em concurso público e "jamais aceitarão quaisquer ingerências de cunho administrativo e\ou político na persecurssão penal."

Veja a nota

O Sindicado dos Delegados de Polícia Civil do Piauí - SINDEPOL - a respeito da matéria cujo título é " Robert Rios defende presença da PF de fora no caso Fernanda" esclarece que os procedimentos adotados pela Autoridade Policil que preside o inquérito que apura a morte violenta de Fernanda Lages Veras obedece todos os dispositivos legais previstos no Código de Processo Penal e as técnicas de investigações mais modernas e condizentes à investigação. Outrossim, esclareço ainda que os Delegados de Polícia Civil do Piauí tem plena autonomia no desempenho de suas funções, tratando-se de pessoas que adentraram ao serviço público mediante concurso de provas e títulos e jamais aceitarão quaisquer ingerências de cunho administritivo e\ou político na persecurssão penal.
 
Registra-se, por oportuno, que os Delegados que integram a Polícia Civil do Píauí de hoje têm plenas condições de proceder a quaisquer investigações, porquanto temos um quadro profissional, com pessoas com pós-graduação, mestrado e doutorado e nada deve aos quadros de Delegados da Polícia Federal
 
Por últimoi, reafirmamos que a ´Polícia técnica-científica do Piauí é também  de reconhecida qualidade profissional, independente e totalmente volta a busca da verdade.
 
Registramos, ainda, que temos um salutar trabalho de parceria com a Polícia Federal que, neste caso, já vêm prestando inestimáveis colaborações técnicas no trabalho de perícia.
 
Feitos estes esclarecimentos, agradecemos e aguardamos divulgação por entendermos ser de interesse público.
 
Del.º Sebastião Alencar Neto - Presidente do SINDEPOL
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais