Cidadeverde.com

Em nota, procuradora defende promotores do Ministério Público

Imprimir
Após a manifestação dos delegados de Polícia Civil nesta sexta-feira (7) em defesa de Paulo Nogueira, que preside o inquérito do Caso Fernanda Lages na Comissão Investigadora do Crime Organizado - Cico -, o Ministério Público do Piauí divulgou nota sobre a polêmica divergência entre promotores e os responsáveis pela investigação. 

Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Procuradora Zélia Saraiva Lima divulgou nota

A Procuradora Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, defendeu os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, dizendo que "em nenhum momento (...) pautaram suas ações visando projeção midiática". Os promotores sugeriram que o delegado deveria se afastar do caso por ter se desfiliado recentemente do PMDB, partido que teria uma pessoa influente possívelmente envolvida na morte da estudante. Fernanda Lages tinha 19 anos e teve seu corpo achado nas obras da futura sede do Ministério Público Federal. 

Sobre a divergência, a procuradora diz na nota: "é bom que se esclareça que o Ministério Público procurou sempre atuar com respeito, mas mantendo firmemente suas convicções. (...) é bom que se frise que os profissionais desta Instituição continuam empenhados em esclarecer o mais breve possível o caso em pauta".

Zélia Lima também considerou importante a reunião com a cúpula da segurança pública para o alinhamento dos discursos e o andamento das investigações.

Veja a nota na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
         O Ministério Público Estadual vem a público esclarecer que no que concerne ao caso Fernanda Lages tem procurado agir conforme suas atribuições, ressaltando o seu dever de atender aos anseios da sociedade, sobretudo, em consonância com a ética institucional que pauta as ações de seus Promotores e Procuradores.  Vale ressaltar que em nenhum momento os Promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha pautaram suas ações visando projeção midiática. Contudo é bom lembrar que o evento da morte da estudante de Direito acima mencionada causou comoção social, o que por si só, desperta naturalmente o interesse dos meios de comunicação.  Em que pesam as divergências de linhas de pensamento entre este MP e a Policia Civil,  é bom que se esclareça que o Ministério Público procurou sempre atuar com respeito, mas mantendo firmemente suas convicções. Para além de possíveis polêmicas, é bom que se frise que os profissionais desta Instituição continuam empenhados em esclarecer o mais breve possível o caso em pauta. Acrescenta-se que a reunião realizada em 06 de outubro na sede deste Ministério, entre a cúpula do mesmo e a Secretaria de Segurança Pública foi de extrema importância para alinhar os discursos e os procedimentos referentes ao andamento das investigações, confirmando a parceria natural existente entre os órgãos mencionados.

Considerando  que o objetivo de todos os envolvidos é a solução final do caso e, considerando, principalmente, o papel constitucional do MP, faz-se mister esclarecer que estaremos aguardando que a Polícia Judiciária  conclua seus trabalhos e nos encaminhem para que possamos assim, de posse todos os dados, formar nossa opinio delicti e exercer o seu papel processual.

Por fim, queremos tranqüilizar a sociedade no tocante ao nosso dever legal para com esta e dizer ainda que não descansaremos, até que se esclareça a morte da jovem estudante Fernanda Lages.
 
        
Zélia Saraiva Lima
Procuradora Geral de Justiça do Estado do Piauí

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais