Cidadeverde.com

Seplan realiza Fórum e reunião para mostrar PPA 2012/2015

Imprimir
O Plano Plurianual (PPA) 2012/2015 será apresentado pelo governador Wilson Martins no próximo dia 26, quarta-feira, durante o Fórum de Desenvolvimento do Piauí e Reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CEDS). 

O evento, coordenado pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), será realizado no Blue Tree Rio Poty Hotel e contará com a presença dos  conselheiros estaduais além de autoridades  locais e representantes de instituições que desenvolvem trabalhos voltados para o desenvolvimento do Estado. Um dos pontos altos do evento será a conferência a ser proferida pelo ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso.
 
Segundo o secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, o evento será um momento de extrema importância, pois além da consolidação dos trabalhos para a elaboração do Plano Plurianual para os próximos quatro anos, contará ainda com a conferência do ex-ministro Reis Velloso, reconhecidamente  um grande conhecedor do panorama econômico do Brasil e que  tratará a questão do desenvolvimento dentro de uma perspectiva mais abrangente.
 
João Paulo dos Reis Velloso é piauiense de Parnaíba, Formado em Economia pela antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Ministro do Planejamento durante  dois governos, permanecendo no cargo entre 1969 e 1979. Fundador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 1964. Atualmente dedica-se a presidir o Fórum Nacional, onde busca soluções para as questões econômicas brasileiras. 

Também serve no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, criado em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reúne uma centena de personalidades em torno dos debates sobre temas econômicos e sociais. Em Teresina, antes de participar do Fórum Reis Velloso lança, na próxima segunda-feira, 24, o livro “Cristãos que se beijam e o Crepúsculo dos deuses”. O evento acontece a partir das 19h na Livraria Anchieta da Avenida Dom Severino.
 
Ceds
A reunião do Conselho Estadual do Desenvolvimento Sustentável (CEDS), que é presidido pelo governador Wilson Martins marca o encerramento dos trabalhos de elaboração do PPA 2012/2015,  iniciados em maio deste ano e que se prolongaram pelos meses seguintes com a realização de planárias nos 11 Territórios do Desenvolvimento, reuniões setoriais com todos os órgãos da administração estadual, além do envolvimento de outros setores como os poderes Judiciário, Legislativo (Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas) e Ministério Público.  
 
Durante todo o processo o governador Wilson Martins foi categórico em cobrar dos gestores estaduais e membros do Conselho o envolvimento direto na elaboração do Plano, apontando alternativas que realmente buscassem o desenvolvimento do Piauí como um todo. O secretário Sérgio Miranda ressalta que o novo PPA foi pensado contemplando as  ações discutidas no âmbito governamental, mas envolvendo também uma consulta à sociedade, estabelecendo um diálogo produtivo, que levou à consolidação do documento de forma objetiva e eficaz.   

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais