Cidadeverde.com

Parlamentares petistas pedem incremento do PAC para fixar famílias no campo

Imprimir
Implantação da comunicação, inclusive com banda larga, para promover o ensino à distância nos assentamentos, promover o empreendedorismo para agregar valor à produção e melhorar a qualidade de vida na zona rural como forma de manter os jovens no campo. 

Estas foram reivindicações apresentadas pelo deputado Assis Carvalho (PT/PI) durante reunião com o ministro Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário, em que estiveram presentes o senador Wellington Dias (PT/PI) e o superintende do INCRA/PI, Francisco Limma, para debater questões do PAC/MDA, crédito fundiário, extensão rural para mulheres e a implantação do programa Brasil sem Miséria.

O Piauí está dividido em 11 territórios da cidadania e cerca de 40% dos assentamentos estão concentrados em 10 municípios com o IDH (Índice de Des3envolvimento Humano) mais baixo. Eles  possuem uma experiência que é referência para o Brasil implantada no governo de Wellington Dias pelo próprio superintendente do INCRA, Francisco Limma, quando era gestor do Programa de Combate à Pobreza Rural.

O ministro Florence respondeu que é uma determinação da presidenta Dilma Rousseff de que, ao ser assentada a família, o governo já tenha um Plano de Desenvolvimento Rural, através do MDA, Incra e Ministério da Comunicação, possibilitando que a família possa, em três anos, sair da linha da pobreza e em sete anos ser independente financeiramente.

O ministro informou que já está em negociações com o ministro Paulo Bernardo para a implantação de rádios comunitárias e centros tecnológicos em assentamentos da agricultura familiar e comunidades rurais.

Serão cerca de 90 cidades que terão o tratamento do programa Brasil sem Miséria, com prioridade para o Território da Cidadania. O ministro informou que já vão republicar as licitações para aquisição de máquinas e que as empresas terão que prestar assistência técnica no local. No Programa Brasil sem Miséria estão incluídas todas a cidades do Território do Vale do Guaribas, onde deverão ser aplicados mais de R$ 2 milhões.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais