Cidadeverde.com

Lei do Dia do Combate ao Diabetes é sancionada na capital

Imprimir
O Dia Municipal de Combate ao Diabetes agora está previsto em lei e integrará o calendário de eventos de Teresina. A Lei nº 4.156 já foi sancionada pelo prefeito Elmano Férrer e é de autoria do vereador José Ferreira. A lei Enzo, como foi denominada, institui o dia 01 de fevereiro como Dia Municipal de Combate ao Diabetes, data na qual serão realizadas atividades visando a conscientização e prevenção da doença.

A data na qual será lembrada a passagem pelo Dia Municipal do Diabetes, 01 de fevereiro, é uma homenagem ao garoto Enzo, símbolo da campanha pelos direitos do diabéticos de Teresina. O garoto, que aniversaria nesse dia, tem seis anos de idade e é diabético desde os nove meses de vida. A mãe do garoto, a publicitária Jeane Melo, há muito tempo luta por um tratamento menos traumático para o filho, que é insulino-dependente e que necessita de cuidados especiais por conta da doença.

“Esse dia é sem dúvida, uma vitória dos diabéticos e da sociedade. Mas a luta continua. O prefeito Elmano Ferrer vetou a lei da medicação e isso foi terrível. Que isso fique claro. É importante que se diga que, para se combater o diabetes, é preciso que a Prefeitura melhore o tratamento e garanta medicação de qualidade. Assim, esse dia também irá servir para lutarmos pelo direito dos diabéticos. Vale ressaltar que em breve será lançada a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), outro passo importante na busca por dias melhores”, destaca Jeane Melo.

O drama vivido pela publicitária já tinha motivado o vereador José Ferreira a apresentar na Câmara Municipal de Teresina o projeto de lei N° 46/11, por meio do qual a rede municipal de saúde seria obrigada a fornecer, de forma gratuita, medicamentos e insumos necessários para o tratamento e controle do diabetes. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara, mas foi vetado pelo prefeito Elmano Férrer, que alegou como motivos para o veto a inconstitucionalidade da lei e a geração de impacto financeiro aos cofres públicos.

A publicitária também foi a grande mobilizadora do movimento Assina Elmano no Twitter, conseguindo a adesão de várias pessoas simpatizantes com a causa. Na época, a campanha virou um dos 10 assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, chegando ao primeiro lugar no ranking criado pelo microblog. Da rede social, o movimento foi para as ruas e reuniu mais de mil pessoas sensibilizadas com a causa em uma grande caminhada na avenida Raul Lopes. O prefeito não sancionou a Lei, mas do movimento surgiu a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), que continuará a luta pelos direitos dos diabéticos.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais