Cidadeverde.com

Bueiro transborda lixo hospitalar; FMS diz que tem plano de coleta

Imprimir

Um bueiro que fica na Quadra F do bairro Redenção, zona sul de Teresina, vem transbordando lixo hospitalar há três dias. É o que denuncia a população que vive no local. Segundo os moradores, saem até seringas e luvas descartáveis de dentro do buraco.


Miriam Crua e Jacob Ferreira acreditam que o lixo seja oriundo do Hospital de Urgências de Teresina, que fica próximo ao local.







A médica infectologista Rosania Maria de Araújo explica que o contato das pessoas com lixo hospitalar podem ocasionar a transmissão de doenças como hepatites e outras.


Através da Assessoria de Imprensa, o HUT afirmou que uma equipe foi destinada para investigar o problema e explicou que, no hospital, funciona a coleta completa do lixo, que é destinado a incineração.


Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, o órgão tomou conhecimento do problema no sábado (05). "Fizemos uma reunião com todos os diretores de hospitais e com o coordenador da Limpeza Pública, Wander Maia. Tínhamos um plano de coleta desse lixo, que deve variar de hospital para hospital. O HUT já tem conteiners, cada um de uma cor, para um tipo de material diferente", afirmou em entrevista ao Notícia da Manhã.


Teresina produz cerca de 250 toneladas de lixo hospitalar por mês. Desses, de acordo com Pedro Leopoldino, 10% são de responsabilidade da prefeitura, 25% do Estado e o restante é de hospitais particulares. A obrigação de coletar e destinar corretamente o lixo é de cada hospital.


Aline Carvalho (da TV Cidade Verde) e Leilane Nunes (da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais