Cidadeverde.com

Assembleia lembra o Dia Mundial do Diabetes em sessão solene

Imprimir

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza amanhã (16), a partir das 10h, no plenário da Casa, sessão solene para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em todo o mundo no dia 14 de novembro. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) e tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de conhecer e tratar essa doença que tem atingido cada vez mais pessoas.


Segundo o parlamentar, o diabetes é uma doença silenciosa e perigosa e que precisa de políticas públicas que permitam um tratamento digno e humano aos acometidos pela doença. “O diabetes vem crescendo assustadoramente nos últimos tempos. A falta de um tratamento eficaz causa morte e uma série de complicações. O Ministério da Saúde estima que existam cerca de 11 milhões de diabéticos no Brasil, em Teresina são aproximadamente 13 mil. Portanto, nada mais oportuno do que discutirmos e enfatizarmos a importância da detecção precoce da doença, bem como sintomas e tratamento, de forma que possamos encontrar meios de tratar os portadores da doença adequadamente”, explica.


O deputado vem acompanhando a luta dos diabéticos de Teresina e está estudando a possibilidade de propor um projeto de lei que beneficie os diabéticos piauienses. “Sabemos que existe um lei federal que garante os medicamentos aos diabéticos. Alguns estados já dispõem de leis que garantem o fornecimento gratuito de medicamentos para o tratamento e controle do diabetes. Dessa forma, estamos estudando a viabilidade de uma lei para o Piauí que garanta a melhoria da atenção rotineira aos pacientes na rede pública, já que o diabetes é uma doença crônica, mas com monitoramento e uso correto da medicação, o paciente consegue ter uma vida normal e saudável”, ressalta.


Participarão da solenidade os representantes da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, bem como familiares e simpatizantes do movimento dos diabéticos de Teresina. “Aqui na cidade tem um grupo de pessoas atuante que tem lutado pela humanização do tratamento do diabético e pela busca de medicamentos que tornam o tratamento menos traumático. O movimento é liderado pela publicitária Jeane Melo, que é mãe de uma criança diabética e ampliou a sua luta para todos os piauienses, estando agora à frente da ADIP. Dessa forma, a sessão solene será também uma oportunidade de apresentar para os piauienses essa entidade que luta pelo direito à vida”, destaca Luciano Nunes.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais