Cidadeverde.com

Teresina ganha Fundo Municipal para promover o turismo

Imprimir
Para a obtenção e aplicação de recursos exclusivamente para o setor de Turismo em Teresina, foi criado o Fundo Municipal de Turismo de Teresina - FUNTUR, através da Lei n. 4.183/2011. A proposta de criação da lei foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).

Dentre as formas de captação, além de recursos orçamentários, destacam-se a possibilidade de doações, convênios, receitas de venda de material promocional, de eventos e de visitação de espaços turísticos, a exemplo da taxa cobrada para ingresso no Mirante da Ponte Estaiada.

Tais recursos, a serem geridos pela SEMDEC, poderão ser aplicados em obras de infraestrutura, ações e projetos importantes, em especial os elencados pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTIS) de Teresina, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

"A exemplo de outras capitais brasileiras que já criaram Fundos de Turismo, o FUNTUR - Teresina será de crucial importância para o desenvolvimento do setor, em especial na concretização de obras relevantes" avalia Alexandre Magalhães, Secretário da SEMDEC.

Também foi aprovada a Lei n. 4.191/2011 que reformula o Conselho Municipal de Turismo, constituindo como órgão colegiado de caráter deliberativo, consultivo, de assessoramento e fiscalização, que tem como objetivo estabelecer diretrizes para formulação e execução da Política Municipal de Turismo, com funções de planejar, fiscalizar, implementar e promover o desenvolvimento de atividades turísticas.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais