Cidadeverde.com

Coreia testa míssil no dia de anúncio da morte de ditador

Imprimir
A Coreia do Norte testou um míssil de curto alcance na costa leste nesta segunda-feira (19), no dia em que a morte do líder Kim Jong-il foi anunciada, informou a mídia sul-coreana.

A agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap disse que uma autoridade do governo sul-coreano não acreditava que havia uma relação entre o lançamento do míssil e a morte de Kim.


O míssil caiu no mar, em uma zona da costa que não foi especificada, segundo a fonte oficial sul-coreana citada pela agência.

'Instabilidade regional'
O Japão se preparava para o inesperado depois da notícia da morte de Kim Jong-il.

"Eu emiti três ordens, que são para fortalecer nossa capacidade de reunir inteligência, cooperar com autoridades dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e da China, e estar prontos para enfrentar o inesperado", disse o primeiro-ministro Yoshihiko Noda a jornalistas.

"Não podemos permitir que a morte de Kim prejudique a paz e a estabilidade na península coreana."

Ministros que estavam reunidos para discutir questões de segurança nesta segunda-feira não chegaram a uma conclusão sobre se o nível de alerta deveria ser aumentado para as forças militares japonesas.

"Dei ordens para que cada departamento dentro do ministério faça o máximo para coletar informações e se manter vigilante e atento", disse o ministro da Defesa, Yasuo Ichikawa, segundo o porta-voz do ministério.

Kim morreu de um ataque cardíaco no sábado (17) enquanto viajava de trem, de acordo com a mídia estatal nesta segunda-feira. A morte levanta o temor sobre quem irá comandar o país e seu polêmico programa nuclear.

Kim Jong-un, filho mais jovem de Kim Jong-il, foi apontado pela agência estatal de notícias KCNA como "grande sucessor" de seu pai.




Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais