Cidadeverde.com

PRF/PI alerta: Colisões frontais em retas já mataram 58 pessoas nas BRs

Imprimir
Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal no Piauí fez o órgão alterar sua estratégia de ação durante a Operação Natal. Os inspetores descobriram que os acidentes de colisão frontal em retas tem ocorrido em maior número que nas curvas, foco da PRF em operações anteriores. Em 2011, pelo menos uma pessoa tem morrido a cada dois acidentes desse tipo nas BRs do Estado, o que forçou reforço na fiscalização e a proibição de carretas circularem em horários de pico. 

Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Acidentes em curvas já não são maior preocupação da PRF

Só nesta sexta-feira (23), mais de 30 caminhões foram multados pela PRF entre 6h e 12h, horário de maior fluxo de veículos. A proibição para o tráfego ocorre para diminuir o número de colisões frontais com carretas e será aplicada novamente no domingo, entre 16h e 22h. Quem desobedecer a medida pega multa de R$ 85 e quatro pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo fica retido até o fim do horário determinado. 

Neste ano foram 103 acidentes de colisão frontal com 58 mortes. O número é bem maior que o de atropelamentos - foram 90 com 27 óbitos. "A batida de frente em alta velocidade ocorre mais em retas e por ultrapassagens proibidas. A gravidade desse tipo de acidente é muito preocupante", conta o inspetor Rameiro. 

A movimentação nas BRs 343 e 316 aumentou no início da tarde desta sexta-feira e deve crescer no sábado. Ainda assim, a PRF trabalha com fluxo bem maior de veículos no próximo fim de semana, quando mais famílias deixam Teresina para comemorar a virada do ano em outras cidades, especialmente do litoral.

Fluxo de veículos
A PRF trabalha com a estimativa mínima de 40 mil veículos deixando Teresina no feriadão. Os números não tem sido divulgados em função da superintendência não dispor de um medidor volumétrico de tráfego, que deve ser adquirido em 2012. O fluxo de 40 mil foi medido em 2009 durante a Operação Semana Santa. De acordo com Raimeiro, o volume de carros, motos e caminhões nas estradas durante o Natal é bem menor, mas a venda de veículos cresceu consideravelmente. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais