Cidadeverde.com

Hotéis nas praias brasileiras terão ocupação perto do total no verão

Imprimir
As cidades litorâneas brasileiras deverão apresentar ocupação próxima do total neste verão. No caso do Rio de Janeiro, de Salvador, Fortaleza e Búzios a expectativa é que todos os leitos sejam ocupados. A previsão é da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Segundo o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, os brasileiros estão substituindo os turistas europeus nestes destinos. Dois fatores contribuem para que isso ocorra, o frio na Europa e em outros lugares do Hemisfério Norte nessa época do ano e o pequeno repique do dólar, somado à questão do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos cartões de crédito, “criou uma expectativa de um gasto talvez não tão controlado”. Daí a preferência por comprar pacotes turísticos no Brasil, com antecedência e com preços pré-definidos. Para Sampaio, essa opção tornou-se uma vantagem comparativa.

Outros destinos de praia, como Maceió e João Pessoa têm ocupação projetada para o verão de 95% e 90%, respectivamente.

O crescimento esperado em relação ao verão passado oscila entre 5%, caso do Rio de Janeiro, e 10%, em Salvador. Outro destino que vem apresentando aumento nas taxas de ocupação é Foz do Iguaçu. A cidade espera ocupação de 86% no réveillon e de 60% no verão, o que significa acréscimo de 20% em comparação à última temporada. A eleição recente das Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas naturais do planeta favorece a maior procura pela cidade.

A expectativa do presidente da FBHA é que a ocupação hoteleira cresça ainda mais em 2012, impulsionada pelo turismo de negócios nas capitais e de agronegócio no interior. Outro elemento que contribui para a ocupação nos próximos anos é a maior visibilidade do Brasil com a Copa do Mundo, em 2014 e das Olimpíadas, em 2016.

Sampaio destacou, entretanto, a necessidade de eliminar alguns gargalos. Defendeu maior flexibilização na concessão de vistos e a desoneração da atividade, de modo a permitir maior rentabilidade. “Atrair turistas para o nosso país tem de ser considerado como exportação, porque nós estamos introduzindo dólares na balança de pagamentos e serviços”.

Fonte: Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais