Cidadeverde.com

Futebol maranhense começou o processo de recuperação

Imprimir
No início de 2011 fiz vários comentários sobre a eleição na Federação de Futebol do Piauí, mostrando que as condições gerais eram as piores possíveis. Nosso futebol já estava fora da lei, ao não cumprir as determinações mais simples da Legislação Esportiva.  As aberrações estavam espalhadas por todos os lados. Qualquer resultado iria gerar reclamações, recursos etc. E não deu outra. O grupo da candidatura Cesarino Oliveira perdeu a disputa por 1 voto e recorreu à Justiça Comum.


Aí um juiz afastou Lula Ferreira, sob argumentos de que a Federação tinha dívidas para com órgãos públicos. Só que o juiz esqueceu de examinar a situação de todos os eleitores, no caso os clubes, igualmente cheios de irregularidades. Ali já estava em curso o FUTEBOL FORA DA LEI.


Um ano depois, a situação permanece porque não foi tomada a medida correta, que seria a designação de um interventor local com prazo de 6 meses para botar tudo nos "trilhos" e realizar a eleição, com os candidatos competindo em pé de igualdade e rigorosamente de acordo com a Legislação Esportiva.


NO ESTADO DO MARANHÃO


O futebol maranhense enfrenta os mesmos problemaS registrados no Piauí. A coisa estava feia. Aí houve a decisão correta : foi designado um interventor( presidente interino), salvo engano o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado. E no período relativamente pequeno o sr. Antônio Américo Lobato Gonçalves adotou as seguintes providências:





- Elaborou um novo Estatuto para a Federação Maraanhense, aprovado em Assembleia Geral por 35 votos a favor e apenas 1 contra:


- Inaugurou as novas instalações da entidade, com as presenças de todos os segmentos do futebol do Estado;


- Colocou em funcionamento a Justiça Desportiva, devidamente constituida;


- Estabeleceu para o futebol maranhense o cumprimento do Estatuto da FMF, do Regulamento Geral das competições da CBF,  do Estatuto do Torcedor, da Lei Pelé, de Portaria do Ministério do Esporte.


- Realização do Campeonato Maranhense de Profissionais, cumprindo o calendário da CBF, começando com os seguintes jogos:


Sábado - Dia 21 - Imperatriz x Viana


 Domingo - Dia 22 - Sampaio x Santa Quitéria
                    Sabiá  x Maranhão Atlético
                    Cordino  x São José


 Segunda- Dia 23 - Moto Clube x Bacabal



Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais