Cidadeverde.com

Colônia do Gurgueia e Eliseu Martins terão eleição no domingo

Imprimir
No próximo domingo, dois municípios vizinhos no Sul do Piauí irão escolher novos prefeitos em eleições suplementares. Em Eliseu Martins, 489 quilômetros distante da capital, três chapas disputam o pleito, enquanto em Colônia do Gurgueia, 507 quilômetros de Teresina, duas mulheres concorrem ao cargo. 

Elza Fiúza/ABr

Em Eliseu Martins, Horácio dos Santos (PCdoB) e Irani Maria Neto (PTB) estão na coligação "Unidos por Eliseu Martins Melhor". Eles disputam com Marcos Aurélio Guimarães Araújo (DEM) e Priscila Torres da Silva (PMDB), da coligação "Unidos por Eliseu Martins", e a chapa pura do PT com José Alves Neto, candidato a prefeito, e Eliseu Rodrigues Machado, seu vice. 

No mês de novembro de 2011, o Tribunal Regional Eleitoral cassou a prefeita Teresinha de Jesus Miranda Dantas de Araújo (PSDB), após ação impetrada pelo opositor Marcos Araújo, agora candidato. 

No segundo município, Leonice de Sá Coutinho é candidata a prefeita tendo Joânio Reis na coligação "Colônia para Todos (PSDB/PCdoB)" Sua adversária é Maria das Graças de Sousa Constâncio, a vereadora Gracinha Leão, que tem Washington Trindade da Silva como vice na coligação "Unidos pelo Progresso (PR/PTB/PP/PDT/DEM/PT/PSB)".

Em Colônia, foi cassado o prefeito Francisco Carlos Amorim do Nascimento.

De acordo com Rene Moreira Xavier Silva, chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral, o clima da campanha, que deve ocorrer até sábado, é de tranquilidade. Como a mesma equipe terá de acompanhar os dois pleitos, dois servidores do Tribunal Regional Eleitoral serão enviados de Teresina para ajudar nos trabalhos. Reforço no policiamento já foi solicitado. A inseminação das urnas acontecerá às 14h de quinta-feira. O juiz Ítalo Márcio Gurgel de Castro acompanhará todo o processo nos dois municípios.

Desde as eleições de 2008, o Piauí já realizou 23 pleitos suplementares. Em outubro, os eleitores dessas cidades voltarão às urnas novamente para a eleição regular, que ocorre de quatro em quatro anos. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais