Cidadeverde.com

Candidato desiste em Eliseu Martins e duas chapas fazem eleição

Imprimir
O candidato Horácio dos Santos (PCdoB) desistiu da candidatura a prefeito de Eliseu Martins, 489 quilômetros ao Sul de Teresina. O município é um dos que contará com eleição suplementar neste domingo no Piauí, agora com apenas duas chapas. 

Elza Fiúza/ABr

Horácio abdicou da disputa ainda na manhã de quinta-feira, antes da inseminação das urnas eletrônicas, sendo possível assim a retirada de seu nome entre as opções de votação. Agora disputam a prefeitura apenas Marcos Aurélio Guimarães Araújo (DEM) e José Alves Neto (PT).

No vizinho município de Colônia do Gurgueia, 507 quilômetros distante da capital, também haverá eleição suplementar entre Leonice de Sá Coutinho (PSDB) e Maria das Graças de Sousa Constâncio, a vereadora Gracinha Leão (PR).

Teresinha de Jesus Miranda Dantas de Araújo (PSDB), prefeita de Eliseu Martins, e Francisco Carlos Amorim do Nascimento (PTB), de Colônia do Gurguéia tiveram os
mandatos cassados pelo Tribunal  Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI -, ambos acusados de compra de voto, o que motivou as novas eleições, já que foram eleitos com mais de 50% dos votos válidos. 

De acordo com Rene Moreira Xavier Silva, chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral, em Eliseu Martins, que comandará a apuração das duas eleições, os municípios já receberam reforço policial e o clima é tranquilo. Serão 35 PMs a mais em Eliseu Martins para as 14 seções eleitorais - sendo uma agregada -, e outros 26 em Colônia do Gurgueia, que tem 15 locais de votação. Técnicos do TRE lotados em Teresina já estão no Sul do Piauí para reforçar a equipe de trabalho nos pleitos, que serão acompanhados pelo juiz Ítalo Márcio Gurgel de Castro.

Desde as eleições de 2008, o Piauí já realizou 23 pleitos suplementares. Em outubro, os eleitores dessas cidades voltarão às urnas novamente para a eleição regular, que ocorre de quatro em quatro anos. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais