Cidadeverde.com

Reunião para validar Política de Resíduos Sólidos será hoje

Imprimir
Prefeitos de 30 municípios piauienses se reúnem nesta quinta-feira (16) para validação da Política Estadual de Resíduos Sólidos. O encontro acontecerá na Secretaria de Cidades. 

Segundo o secretário estadual de Cidades, Merlong Solano, o lixo deixou de ser um problema para ser uma oportunidade. "E o governo federal está disponibilizando recursos para dar essas oportunidades, com valorização da coleta e integração de catadores", completou.



De acordo com a  Lei 12.305/2010 e o Decreto 7.404/2010, as prefeituras são responsáveis por articular as políticas de resíduos sólidos elaborando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). 

"Será um aterro sanitário para várias cidades. É um sistema complexo e caro, de manutenção complexa e cara, então são necessários recursos de vários municípios", explicou o gestor.

O prazo para a elaboração do Plano é até agosto de 2012 e é necessário para obter recursos da União enviados para a área. "Este recurso está previsto para R$ 2,5 bilhões", destacou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais