Cidadeverde.com

Transferências movimentaram US$ 3 bi em 2011, diz Fifa

Imprimir
As transferências internacionais de jogadores movimentaram 3 bilhões de dólares em 2011. A conta foi feita pela Fifa, que divulgou nesta quinta-feira o relatório do seu novo sistema de controle destas negociações. De acordo com a entidade, ela aprovou 11.500 transferências internacionais no ano passado, sendo 1.500 delas envolvendo atletas brasileiros.

O novo sistema foi implementado em 2011 para evitar corrupção e lavagem de dinheiro. A Fifa agora exige que os clubes que compram e vendem atletas coloquem a mesma informação no sistema, incluindo itinerário de pagamentos, antes de autorizar a transferência.

A chefe do programa da Fifa, Isabelle Solal, disse que a informação é especialmente útil para a Uefa, que quer que os clubes saldem suas dívidas para poderem ingressar nos seus torneios continentais. "Parte da informação que os repassamos (à Uefa), é sobre os pagamentos, e se recebemos a confirmação dos pagamentos", explicou Solal.

A investigação da Fifa revelou que o valor médio das transferências internacionais é 1,5 milhões de dólares e que o salário médio de um jogador, em uma mostra de 10 países, é de 244 mil dólares anuais. Depois dos brasileiros, os argentinos e os franceses foram os mais requisitados para as transferências. 


Fonte: Estadão
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais