Cidadeverde.com

União: Agricultores assinam contrato para fornecer produtos para merenda

Imprimir
Cinquenta e dois agricultores do município de União assinaram nesta terça-feira (06), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contrato com a prefeitura para o fornecimento de produtos de alimentação escolar no primeiro semestre de 2012. Serão comercializados nesta etapa: milho, melancia, cheiro verde, macaxeira, polpa de frutas, banana, alface, abobora e batata.


A medida atende a Lei 11.947/09, determina o mínimo de 30% da verba repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para compra de produtos de agricultores familiares.  “Além de beneficiar a produção agrícola local, a aquisição de produtos da agricultura familiar garante que produtos frescos, saudáveis e sem agrotóxicos cheguem às cantinas das escolas”, destacou a Secretária de Educação, Dolores Vieira.
Para ser um fornecedor do programa de alimentação escolar, o agricultor deve ter a habilitação junto ao Programa  Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “Com o DAP, os produtores podem participar de programas tanto do governo municipal, estadual como o federal”, ressaltou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Cecílio.


Para o secretário de agricultura a assinatura dos contratos é a garantia de compromisso que a prefeitura de União assumiu no inicio de sua gestão. “Valorizar o pequeno produtor e dar a ele a oportunidade de comercializar seus produtos tem sido uma das missões do prefeito José Barros. Por isso, esse programa cresce a cada ano”, frisou.

Durante a solenidade o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, Antônio José Barbosa, lembrou as dificuldades que o pequeno produtor tem para escoar sua produção. “Eu lembro que em 2006 fomos convidados para uma reunião em Teresina, onde apresentaram para o sindicato esse programa. Quando voltamos a União procuramos a prefeitura, a secretaria de agricultura e não fomos atendidos. Quero aqui parabenizar o prefeito pela iniciativa e dizer que hoje com esse incentivo o pequeno produtor tem como vender o que está produzindo”, relatou.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais