Cidadeverde.com

Imepi realiza operação pra fiscalizar produtos típicos da Páscoa

Imprimir
Produtos típicos da Semana Santa serão fiscalizados a partir desta terça-feira (13) em Teresina. Os trabalhos ficarão por conta dos fiscais do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi). Será a Operação Páscoa. 

Ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros, serão coletados para análise quantitativa no laboratório de Pré-medidos do órgão. Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate serão periciados pelo Setor de Qualidade.

Já a partir do dia 19, os fiscais do Imepi percorrerão mercados e feiras livres de Teresina verificando a presença do selo do Inmetro nas balanças utilizadas na pesagem de pescados, cujas vendas sofrem um aumento significativo nesse período. Durante blitz realizada no ano passado no período da Páscoa, foram verificados 239 instrumentos de pesagem, dentre os quais foram aprovados 205 e reprovados 34. Agentes da Polícia Militar do Piauí acompanharam os fiscais durante a blitz, garantindo a segurança das equipes.

“No ano passado realizamos uma força tarefa e esse ano não será diferente. Além do trabalho rotineiro, vamos reforçar a fiscalização na Semana Santa para assegurar a confiança nas relações de compra e venda”, afirmou Messias Júnior, diretor geral do Imepi. Messias reforçou que o consumidor deve ficar atento e caso desconfie de alguma irregularidade, ligue para a Ouvidoria do Imepi: 0800 281 1411.

Os exames periciais acontecem na presença do fabricante, que é convidado formalmente a comparecer em data pré-determinada. Caso haja reprovação, o representante recebe o laudo de exame e o auto de infração, o que posteriormente gera uma multa.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais