Cidadeverde.com

Tadeu Maia Filho:“Governo quer pagar mais que piso, mas lei não deixa”

Imprimir
O deputado estadual Tadeu Maia Filho (PSB) explicou, durante entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (14), que a lei de responsabilidade fiscal impede que o governo conceda o aumento desejado pelos professores da rede pública.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

A categoria está em greve desde o dia 1º de março e reivindica que seja pago no Piauí pelo menos o piso nacional de R$ 1.451 a todos os professores da rede.  

“Todos os Estados brasileiros tem dificuldades para arcar com esse aumento nas folhas. O governador e o secretário Álita Lira tem mostrado que são abertos ao diálogo. O governador tem todo o interesse em pagar mais, mas tem que respeitar a lei”, disse o parlamentar.


O deputado informou que Wilson Martins e o secretário estadual da Educação estão nesta quarta-feira em Brasília. No Distrito Federal, os gestores participam de audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para discutir meios para acabar com a greve.

“O governo já estipulou data base no mês de maio para conferir reajuste de cerca de 7%. O interesse do governador é que os alunos estejam em sala de aula. Por isso vai investir no programa Escola em Tempo integral”, defende Tadeu Maia Filho.


Vaga de conselheiro do TCE/PI
O parlamentar botou panos quentes nas especulações que apontam uma possível rachadura na base aliada ao governo na Assembleia Legislativa. É que Lilian Martins (PSB) e Themístocles Filho (PMDB) já declararam interesse em concorrer à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado deixada pelo ex-deputado Xavier Neto, morto em acidente aéreo no dia 06 de março.

“A Lilian não se inscreveu, o Themístocles não se inscreveu, assim como ninguém. O edital para o preenchimento do cargo ainda nem foi lançado. A vaga será preenchida por indicação da Assembleia, mas não posso dizer quem vai se candidatar ou não. Não posso prever o destino”, analisou.


Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais