Cidadeverde.com

Câmara de Parnaíba aprova Centro de Tratamento do Câncer

Imprimir
A Prefeitura de Parnaíba enviou na noite desta quarta-feira, dia 14, para apreciação e aprovação por unanimidade da Câmara de Parnaíba, o Projeto de Lei 3.574/2012 que autoriza a permuta de prédio público para a instalação de Centro de Referência de Alta Complexidade em Oncologia.


Conforme a matéria, o Prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco sancionou a lei que celebra com a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer a permuta de imóvel localizado na Avenida Governador Chagas Rodrigues, no bairro do Carmo, pertencente ao Município com o imóvel da referida entidade que fica na Rua Simplício Dias.

O documento aponta ainda obrigações da entidade parceira da Municipalidade que deve obrigatoriamente ser realizadas, tais como: Instalar no prazo máximo de dois anos, serviço de diagnóstico do câncer, ambulatório e quimioterapia; Implantar em no até quatro anos serviço de radioterapia; Colocar em funcionamento em prazo máximo de até dez anos o Centro de Referência de Alta Complexidade em Oncologia, inclusive com cirurgia oncológica e o Centro de Atenção Cardiológica, UTI e leitos para internação; Entregar no prazo de até 120 dias devidamente reformado o prédio que será transferido para a PMP com estruturas externa e interna e devidas instalações; por último, a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer a partir do primeiro dia de funcionamento deve garantir 60% de sua capacidade de atendimento para os usuários do SUS.


O PL informa ainda que o imóvel que será repassado para a Prefeitura de Parnaíba será utilizado para a instalação da sede definitiva do Centro de Especialidades em Saúde. “O Prefeito José Hamilton e o vice Florentino Neto já discutiram sobre esse assunto com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e todos são unânimes em afirmar que é fundamental a implantação de uma unidade para o tratamento do câncer em Parnaíba”, disse o vereador João Câncio Neto.

O vereador Gustavo Lima lembrou também que a iniciativa privada está se mobilizando no sentido de viabilizar a ampliação do atendimento ao portador de câncer em Parnaíba. “Somos testemunhas dos esforços da Prefeitura de Parnaíba na implantação do hospital do câncer na cidade, como membro desta casa, dou total apoio através do voto favorável à iniciativa que certamente vai dar um diagnóstico mais rápido e com isso multiplicam-se as possibilidades de cura. O tratamento feito em Parnaíba vai diminuir o sofrimento das pessoas, pois aqui ficarão mais próximas de seus familiares, ao invés de ficarem instalados em alojamentos de pousadas, às vezes isolados e distantes das pessoas que podem ajudar na recuperação com apoio e solidariedade”, declarou o petebista.


O vereador Fernando Gomes reconheceu e também parabenizou os esforços da Prefeitura de Parnaíba e disse estar disposto a unir-se nesta causa, a qual já manifestou suas intenções junto ao deputado federal Osmar Júnior. A presidente do Legislativo, Neta Castelo Branco, em aparte, relembrou que assim que iniciou seu mandato fez requerimento em prol desta causa.

“Em nosso trabalho social nos sensibilizamos demais porque sempre ajudamos pessoas que precisam ir às pressas para tratamento de C.A. na capital, as mulheres são as que mais sofrem com a doença e aqui damos nosso voto em favor da matéria do Executivo”, finalizou a presidente.

Fonte: Proparnaiba
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais