Cidadeverde.com

Governo diz que chuvas irregulares prejudicam agricultura no Piauí

Imprimir
Plantar no Piauí tem sido uma tarefa difícil para os produtores por causa das chuvas irregulares. Quem planta não sabe o momento certo de plantar. Em Água Branca, no Médio Parnaíba, a plantação de milho está ameaçada. “A gente nunca sabe o momento certo de plantar, esse chove e não chove deixa a gente com um pouco de medo, o resultado é a safra e a produção comprometidas, a tendência é que o produto fique ainda mais caro com o tempo” , disse o lavrador Antônio Santos.

Foto: Paulo Barros

Mas, segundo a meteorologia, a previsão é de chuva na maior parte do Piauí. A Região do Médio Parnaíba terá o tempo nublado com pancadas de chuvas isoladas nos próximos dias. A temperatura varia entre 23º e 36º. “Os próximos dias certamente serão de chuvas, em boa parte do Estado a condição é propícia para o campo”, explica a gerente de Meteorologia, Sônia Feitosa.

Situação semelhante é a da produção de arroz pela agricultura familiar. O arroz ligeiro, semente que é plantada no fim do período chuvoso, não foi plantado como nos últimos anos. “Até que a chuva para essa produção foi razoável, mas muitos esperam para plantar arroz na última hora, todo mundo quer plantar o que não plantou e em curto prazo não dá para fazer muita coisa”, lembra Antônio.

“Infelizmente, essa é uma realidade no Piauí com cronograma de início de chuva totalmente atrasado e irregular. O agricultor familiar, mesmo recebendo sementes de boa qualidade, distribuídas pelo Governo do Estado, não teve as condições necessárias para o plantio. Esperamos que parte dos municípios piauienses ainda tenha uma pequena expectativa de condições ideais de plantio”, explica Rubem Martins, secretário do Desenvolvimento Rural do Piauí.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais