Cidadeverde.com

Anvisa quer aumentar atuação da Vigilância Sanitária no Piauí

Imprimir
Diante das dificuldades de operacionalização do Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária (Notivisa) no Piauí, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado está realizando uma Oficina com o técnico da Anvisa, Leandro Roberto, para tirar as dúvidas e mostrar os erros mais frequentes no processo de cadastro do Sistema, bem como fazer o cadastramento das instituições que vão utilizá-lo. O evento acontece até o próximo dia 23, no Blue Tree Hotel (Rio Poty).

“Esse processo de sensibilização tem dado resultado em outros estados. Tenho certeza que ao final do evento vamos conseguir aumentar as notificações no Piauí e sair daqui com possibilidades de operacionalizar o Notivisa”, disse o técnico Leandro Roberto.

O Sistema permite através das notificações, avaliar os eventos adversos ou queixas técnicas, relacionados a produtos sob vigilância sanitária, após sua comercialização e uso (medicamentos, vacinas, artigos médico-hospitalares, entre outros). “O Notivisa é um sistema que precisa de conhecimento operacional e compromisso por parte dos profissionais, enquanto representante daquela instituição. É um dos maiores instrumentos que nós temos para avaliar a qualidade dos produtos”, afirmou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Desde que cadastrados, as notificações poderão ser feitas por profissionais de serviços de saúde, empresas detentoras, drogarias e profissionais de saúde liberais. “O usuário que houver alguma queixa para fazer, pode entrar em contato com a vigilância sanitária do seu município e fazer sua notificação sobre eventos adversos ou queixas técnicas”, explicou o técnico Leandro Roberto.

Nos casos que houver a necessidade de detectar um conhecimento mais profundo do problema, a notificação seguirá alguns critérios que podem gerar investigação por parte da Anvisa. “Isso ocorre em casos quando há um evento adverso que levam a óbitos ou lesão permanente, por exemplo”, esclareceu o técnico.

O Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa) completou, em dezembro de 2011, cinco anos de funcionamento. Desde sua criação, o Notivisa já recebeu mais de 130 mil notificações.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais