Cidadeverde.com

Preço de passagens aéreas sobe até 1,35% em março, mostra IBGE

Imprimir
Em março deste ano, as passagens aéreas subiram 1,35%, em média, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (22) no IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em fevereiro, por sua vez, o preço das passagens havia caído 8,83%.


Das 11 capitais analisadas pelo instituto, seis apresentaram alta em março. O destaque ficou com Curitiba, com aumento de 6,56% frente ao mês anterior. Por outro lado, Porto Alegre apresentou queda de 5%, sendo esta a maior no mês.

Nos primeiro trimestre, as passagens aéreas acumulam alta de 2,14%, com destaque também para Curitiba, onde os preços subiram 8,03%. Em 12 meses, o preço das passagens já acumula alta de 28,74%, sendo que Salvador teve o maior aumento, de 39,73%, como mostra a tabela abaixo:

TransportesA alta dos preços das passagens aéreas contribuiu para o aumento no grupo Transportes - que, além das passagens aéreas, é composto por ônibus urbano, táxi, trem, ônibus intermunicipal, ônibus interestadual, ferry-boat, metrô, barco e transporte escolar -, cuja variação foi de 0,11% neste mês.

Fortaleza e Recife foram as capitais onde o transporte apresentou a maior alta, de 1,42% e 0,90%, nesta ordem. Em março, apenas quatro capitais registraram queda nos preços: Goiânia (-0,32), Curitiba (-0,22%), Rio de Janeiro (-0,12%) e São Paulo (-0,06%).

No acumulado do ano, os transportes ficaram 0,85% mais caros. No Rio de Janeiro, o grupo registrou aumento de 3,19%, sendo este o mais intenso. Em seguida, vêm Belo Horizonte (2,48%) e Recife (1,86%). Em 12 meses, a alta no grupo de transportes foi de 3,76%.

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais