Guedes critica falta de "ações verdes" na própria secretaria

O secretário de Meio Ambiente de Teresina, Deocleciano Guedes, confirmou hoje (12) que fará um concurso para a contratação de quadro de técnicos e criticou a falta de "ações verdes" na própria secretaria que administra, como redução do consumo de energia e implantação de coleta seletiva de lixo.

Evelin Santos/Cidadeverde.com"Falamos tanto na questão do verde, mas lá na secretaria a gente não faz coleta seletiva e nem economia de energia. Não é possível. Não vai ter energia para todos daqui a alguns anos. Nós precisamos fazer economia", declarou em entrevista ao Jornal do Piauí.

O Piauí vai enviar alguns representantes para participar da conferência Rio+20, que discutirá as diretrizes para políticas ambientais em nível mundial. Participam da conferência líderes de vários países.

Deocleciano lembra que os maiores desafios para os países são a escassez de água e o aumento exagerado no número de habitantes no planeta.

Lagoas do Norte

Durante a entrevista, o secretário comentou sobre o projeto Lagoas do Norte como um exemplo de que é possível lutar pela preservação de áreas verdes em convivência com a população.

As lagoas da região norte de Teresina estão, aos poucos, sendo despoluídas, os esgotos e fossas sépticas afastados das lagoas, para evitar contaminação.

"Mês passado mostramos para os secretários do Nordeste e mostramos o diferencial. Não queríamos que a população fosse retirada do local. Foi feito de uma forma para que as pessoas se sentissem parte daquilo. As lagoas foram preservadas e estão sendo limpas. Os esgotos estão sendo direcionados para outros locais e as fossas sépticas mais distantes. A fauna das lagoas sofria muito. Temos também um programa de educação ambiental para informar a população", explicou.

Concurso

Como não tem quadro de funcionários próprio, o secretário Deocleciano Guedes reivindicou junto a prefeitura que fosse feito concurso para a contratação de ténicos, principalmente.

Atualmente, a secretaria funciona com servidores de outros órgãos que estão à disposição.

O concurso deverá ser realizado ainda este ano e contratará imediatamente 8 servidores na área de engenharia.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com