Copa no Brasil terá o 2º maior público da história

A Copa do Mundo de 2014 deve terminar com um público total de 3.430.861 espectadores, o que deixaria a edição brasileira como a segunda maior em número de pessoas presentes nos jogos em todos os tempos, potencializada pela taxa de ocupação de 98,4%, acima da expectativa inicial da Fifa.

Neste sábado, a direção da entidade revelou, em seu balanço diário no Maracanã, a expectativa de público para das duas partidas restantes, considerando, claro, a venda de ingressos, pacotes, cortesias e credenciados. Na disputa de terceiro lugar, entre Brasil x Holanda, o público foi estimado em 69.022 pessoas no Mané Garrincha. Já na grande final entre Alemanha e Argentina, a Fifa projetou um dado entre 74.300 e 74.738 torcedores no Mário Filho.

Curiosamente, a previsão máxima da final igualaria o maior público registro no torneio, que foi o da primeira partida no Maraca, na vitória dos argentinos sobre a Bósnia, em 15 de junho. Delia Fischer, porta-voz da Fifa, ainda divulgou mais alguns detalhes sobre a assistência da decisão, com 4.066 alemães, 4.461 argentinos e 12.984 brasileiros - os demais ingressos não têm uma definição de localização, o que faz com que as três nacionalidades citadas tenham ainda mais gente envolvida.

Em relação à imprensa, foram 2.500 credenciais oficializadas para o jogo de domingo, entre repórteres, fotógrafos, locutores, radialistas, técnicos etc. A partir de todos esses dados, então, a média final na "Copa das Copas" seria de 53.607 pessoas - disparada a maior desde que a competição foi ampliada para 32 países.

Tanto em relação ao público absoluto quanto à média por partida, o segundo Mundial realizado no Brasil ficará abaixo somente do torneio disputado há vinte anos nos Estados Unidos, com números quase imbatíveis, devido à capacidade dos estádio - média de 68 mil e total de 3,58 milhões -, mesmo com doze jogos a menos.

Fonte: Superesportes