Paciente toca violino durante cirurgia cerebral; vídeo

Um vídeo divulgado pelos médicos do Sourasky Medical Center, em Tel Aviv, mostra os efeitos imediatos de uma cirurgia cerebral para interromper crises de tremor, realizada na terça-feira (9). Acordada durante todo o procedimento, Naomi Elishuv toca violino enquanto é operada. Assista:

Segundo o jornal “The Jerusalem Post”, a paciente era integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da Lituânia, mas foi forçada a deixar o cargo há 20 anos, quando recebeu o diagnóstico de tremor essencial, doença também conhecida como tremor cinético.

A cura veio através da instalação de um tipo de marca-passo em seu cérebro, inserido através de um pequeno furo em seu crânio. Como o cérebro não sente dor, Elishuv recebeu apenas anestesia local.

Tocar durante a cirurgia auxiliou os médicos a localizar o ponto e a intensidade exata dos estímulos elétricos que deveriam ser aplicados em seu cérebro. No vídeo, é possível perceber como as notas trêmulas da violinista se tornam suaves e firmes assim que o sistema é acionado.

“Agora vou voltar a viver”, disse a violinista ao jornal israelense. “Estou ansiosa para ser capaz de tocar, assinar meu nome e tomar chá sem derramar tudo”.

Segundo o neurocirurgião chefe do Sourasky Medical Center, Itzhak Fried, esta é a primeira vez que alguém toca violino em uma cirurgia de sua equipe. “Quando acionamos o dispositivo elétrico, vimos o tremor se dissolvendo. E Naomi continuou a tocar violino de forma belíssima”, contou. “Desfrutamos de um concerto privado de uma nobre e talentosa violinista. Espero que agora ela seja capaz de se apresentar perante uma audiência maior”, acrescentou.

Fonte: G1