Artigo sobre Polo de Saúde de Teresina é apresentado na França

O professor mestre Reinaldo Lopes, doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista, teve dois artigos aprovados para a Conferência Advances in Production Management Systems - APMS 2014, que será realizada entre os dias 20 e 24 de setembro, em Ajaccio, na França. Um deles trata da geração de desenvolvimento através do Polo de Saúde de Teresina. 

Nesse artigo “Health tourism in Brazil: the city of Teresina case”, Reinaldo Lopes trata da ligação entre o crescimento do Polo de Saúde, desde a sua criação, com o desenvolvimento da cidade. Os fatores abordados são o empreendedorismo na área de saúde, a geração de emprego e renda, o crescimento da cadeia comercial que se estabeleceu ao longo do tempo no entorno dos hospitais, clínicas e laboratórios erguidos na região central de Teresina.

"O artigo trata do desenvolvimento dessa atividade em Teresina, a geração de emprego e renda e o empreendedorismo da área de saúde. Ele foi aprovado e será publicado numa das revistas mais conceituadas pela CAPES [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]", afirma Reinaldo Lopes.

O professor está desenvolvendo também, em sua tese de doutorado, um sistema que medirá projeções futuras para qualquer cidade que tenha um Polo de Saúde, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas visando a geração de emprego e renda.

O sistema ficará pronto no próximo ano. "Esse sistema leva em consideração variáveis qualitativas e quantitativas, como a população flutuante que vem a Teresina para fazer tratamento. A partir daí é possível fazer projeções para o futuro e desenvolver políticas públicas", explica.

O outro artigo aprovado pela conferência, “Innovative Solution for Distance Education in a Developing Region”, trata da implantação da tecnologia de TV, como mediação tecnológica, para ampliar a disseminação de conhecimento entre alunos da rede pública estadual do Piauí. 

“Foi implantado o sistema de TV ao vivo em 300 pontos do Estado para melhorar a qualidade do ensino. Os resultados desse projeto começaram a aparecer no IDEB, onde o Piauí figura como um dos cinco estados que conseguiram alcançar a meta do Ministério da Educação e a mediação tecnológica contribuiu pra isso”, afirma. 

 

redacao@cidadeverde.com