OST encanta o público com homenagem a Torquato Neto

Se estivesse vivo, o músico Torquato Neto teria completado ontem (09) 70 anos de idade. E claro que essa data tão importante não poderia passar em branco. O Teatro  04 de Setembro recebeu nesse domingo o lançamento do DVD “Concerto Tropicália: homenagem a Torquato Neto 70 anos”, da Orquestra Sinfônica de Teresina. A OST é mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

O evento contou com apresentação da Orquestra Sinfônica, tocando músicas da Tropicália, tendo como inspiração e guia a obra do poeta Torquato Neto. O concerto foi aberto com uma performance poética de Durvalino Filho, amigo e contemporâneo de Torquato. Na ocasião, foi também uma exposição concebida pelo design gráfico, diretor de arte e audiovisual Lucas Falcão, denominada As Faces do Poeta, que revela a imensa capacidade de transformação fisionômica de Torquato, em diversos momentos.

Torquato era filho de promotor público e professora primária e estudou no mesmo colégio que Gilberto Gil, em Salvador, tornando-se amigo do compositor e conhecendo também os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Dono de um discurso poético extremamente elaborado e complexo, este artista multimídia figura ainda como um dos grandes nomes da música nacional. Se estivesse vivo, Torquato Neto estaria completando em 2014, 70 anos de vida.