Após convocação, gestores falam de problemas do HUT na Câmara

A Câmara Municipal recebeu, nesta quinta-feira (20), o secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Maria de Fátima Oliveira, e o diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, para prestarem esclarecimentos sobre a situação do hospital.

A convocação foi feita pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), após denunciar, na tribuna, em sessão no dia 13 de novembro, diversas irregularidades no hospital reveladas no relatório da auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus). De acordo com o documento, somente nos primeiros meses deste ano, ocorreram 754 óbitos no HUT e durante todo o ano de 2013 morreram 2.995 pacientes.

Para o vereador Dudu, a convocação visa contribuir para a melhoria do serviço de saúde do HUT. “Nós aprovamos nesta Casa, ano passado, a criação de mais um órgão da saúde com a desculpa de melhorar o serviço, mas o problema continua. O próprio Denasus revela quase 15% de mortalidade nos primeiros meses do ano e pede um posicionamento urgente dos gestores responsáveis. É preciso ter humildade para admitir o problema e juntos buscarmos uma solução”, enfatiza o vereador.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, o HUT está dentro dos padrões nacionais e os problemas ocorrem apenas em momentos pontuais. “Se considerarmos apenas o atendimento a pacientes de Teresina, estamos dentro do padrão do Ministério da Saúde. O problema é que recebemos pacientes de todo o Piauí e de estados vizinhos, aumentando nossas demandas”, explica Aderivaldo.

O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, esclarece que os números relevados na auditoria refletem o quadro de todos os hospitais da capital. “A gente, na verdade, paga por socorrer todos que precisam. No HUT, nós não recusamos pacientes. Enquanto não tivermos uma regulação e estruturação da rede, vamos continuar com o problema da superlotação”, argumenta o gestor.

A presidente da FHT, Maria de Fátima Oliveira, informou que após a auditoria do Denasus, realizada entre 24 de abril e 9 de maio deste ano, o HUT está implantando ferramentas internas em acompanhamento pelo Ministério da Saúde e  Conselho Regional de Medicina (CRM) para melhorar a situação. Segundo a gestora, estão sendo implantadas medidas de gestão como protocolos de UTI, linha de trauma e um núcleo interno de regulação.

Após a reunião, o vereador Dudu disse que continuará acompanhando as auditorias diárias do Denasus no HUT e cobrará os relatórios para verificar se há melhorias no serviço de saúde do hospital.

 

 

redacao@cidadeverde.com